Topo

Edu Coimbra: "Como é que você pode se comparar a um jogador como o Zico?"

Do UOL, em São Paulo

19/06/2020 12h00

Os mais entusiastas pelo futebol jogado por Edu Coimbra no América-RJ chegam a compará-lo com o irmão mais novo Zico, um dos maiores ídolos do futebol brasileiro. Edu refuta a comparação, e numa família de jogadores de futebol, diz que o ex-camisa 10 da Gávea não tinha como dar errado no futebol.

Em entrevista ao programa Os Canalhas, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana, Edu exalta os feitos do irmão caçula e diz que acompanhava com Antunes os passos de Zico desde as categorias de base e avisava que um jogador diferenciado estava por vir.

"O Zico era pule de 10, ou seja, não tinha como dar errado, e aí quando nós dizíamos que o que estava por vir, era o Zico, mas depois da carreira de todos os três, e eu colocando o Antunes como mestre, não só mestre do futebol mas da família mesmo", diz Edu Coimbra.

"A bola que eu joguei eu sei também, mas não há como discutir um jogador que fez só na sua carreira 800 e cacetada de gols, jogando onde ele jogou, ele não era atacante, não era jogador de frente, ele é o terceiro, se não me engano, maior artilheiro na história de seleções brasileiras, é o maior artilheiro do Maracanã, como é que pode você se comparar a um jogador como esse?", completa o ex-jogador.

Ao mesmo tempo em que mostrava sua qualidade nos gramados, o Galinho de Quintino também recebia muita cobrança dentro de casa pelo fato de os irmãos mais velhos terem sido jogadores, mas conseguia impressioná-los quando atuava.

"Se ele não fosse melhor do que nós, ele ia tomar muito cascudo porque a gente cobrava e cobrava muito, ele tinha a obrigação de superar os mais velhos. Quando ele começou a carreira, a gente não perdia jogo nenhum desde o sub-11, 12, a gente acompanhava ele sempre e o Zico sempre teve uma coisa, ele conseguia silenciar nós irmãos que sabíamos tudo dele, todos os caminhos que ele ocupava em campo, o jeito dele jogar a gente falava, 'ele vai meter aquela bola ali', 90% a gente acertava, só que esses 10% ele contrariava", diz Edu.

"Eu me sinto uma pessoa até muito mais com alcance muito maior do que eu esperava no futebol, agora, se tem um na família para ultrapassar a gente tem que ficar é muito orgulhoso e não é qualquer um não, esse cara chama Zico", conclui o ex-jogador.

Os Canalhas: Quando e onde?

O programa Os Canalhas vai ao ar toda semana em duas edições semanais, na terça-feira, às 14h, e na quinta-feira, às 18h, em transmissão ao vivo, ou gravado, disponível na home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte no Youtube e no Facebook e Twitter, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana entrevistando personalidades importantes do esporte brasileiro. Inscreva-se no canal Os Canalhas no Youtube para conferir mais de João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana.