Topo

Diniz conta por que Tche Tchê vai às ruas para protestar: "Tem essa ferida"

Do UOL, em São Paulo

18/06/2020 04h00

O técnico são-paulino Fernando Diniz elogia a ida às ruas do meia Tchê Tchê em manifestação contra o racismo, na cidade de São Paulo, um ato que o treinador afirma não ser isolado, mas uma demonstração de personalidade e do engajamento do jogador com questões sociais.

Em entrevista ao programa Os Canalhas, com João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana, Fernando Diniz cita a origem de Tchê Tchê, que já havia sido seu jogador no Audax, e que o meio-campista tem orgulho de sua origem, mas convive com a ferida da discriminação no país.

"O Tchê Tchê sempre foi um menino engajado. Ele sempre foi um menino sofrido e, ao mesmo tempo, um garoto de muita personalidade. Ele sempre soube se defender e ele tem uma boa formação, ele é um menino da periferia lá dos confins da Zona Leste, ele é lá de Guaianases o Tchê Tchê, mas ele deu a sorte de ter uma mãe e um pai muito presentes, então ele sabe, ele tem orgulho de ser quem ele é", afirma Diniz.

"Ele sempre teve esse orgulho, mas sempre tem essa ferida narcísica da discriminação que a gente sabe que o negro sofre no Brasil, não adianta a gente ficar tapando o sol com a peneira, e o Tchê Tchê sempre soube se posicionar, então agora não foi uma coisa de oportunismo, muito pelo contrário, ele é um menino super engajado, tanto é que você viu lá que ele tem uma tatuagem do Malcolm X, tem uma tatuagem do Martin Luther King, ele sabe do que ele está falando, daquilo que se inspira, ele sempre gostou do samba, ele sempre gostou do rap, então é um menino assim muito especial", completa o treinador do São Paulo.

Diniz afirma que viu também a entrevista do jogador com o ator Lázaro Ramos, exibida no mesmo dia da manifestação pelo Esporte Espetacular, e diz que se emocionou ao assistir à conversa entre eles.

"Ele deu um show aí na entrevista que ele fez com o Lázaro Ramos, eu fiquei até emocionado de assistir, porque é um depoimento dos dois, de pessoas que conseguiram, cada um no seu segmento, romper padrões e de ter sucesso no Brasil", conclui o técnico.

Os Canalhas: Quando e onde?

O programa Os Canalhas vai ao ar toda semana em duas edições semanais, na terça-feira, às 14h, e na quinta-feira, às 18h, em transmissão ao vivo, ou gravado, disponível na home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte no Youtube e no Facebook e Twitter, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana entrevistando personalidades importantes do esporte brasileiro. Inscreva-se no canal Os Canalhas no Youtube para conferir mais de João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana.