Topo

Edinho: "Maracanã estava doente antes das mudanças para a Copa"

Mais Os Canalhas
1 | 25
Siga o UOL Esporte no

Do UOL, em São Paulo

13/06/2020 04h00

O Maracanã completa 70 anos no próximo dia 16, depois de duas finais de duas Copas do Mundo, Jogos Pan-Americanos, Jogos Olímpicos e grandes momentos do futebol brasileiro. Mas para receber os últimos grandes eventos internacionais, o estádio passou por reestruturação que é vista por muitos como uma descaracterização do que era o local antes da reforma visando o Mundial de 2014.

O ex-zagueiro Edinho jogou durante grande parte da carreira no Maracanã, tanto pelo Fluminense, como pelo Flamengo e também pela seleção brasileira, tendo sido eleito entre os 50 jogadores dos 70 anos do estádio. Em entrevista ao programa Os Canalhas, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana, ele diz que a reestruturação do Maracanã foi um mal necessário para a sobrevivência do estádio.

"Para nós que jogamos no Maracanã é sempre ver com muita tristeza. Acompanhei, fui no Maracanã, o Maracanã estava em obras ainda nessa reforma toda de transformação do Maracanã. Lógico que passa um filme na nossa cabeça, tudo o que a gente viveu ali dentro, mas também, nós vivemos a transformação, a ruína do Maracanã, o Maracanã estava doente, o Maracanã não comportava mais um jogo porque cheio de problemas, cheio de infiltrações quando chovia, alagava tudo la dentro", diz Edinho.

"Foi um mal necessário porque ninguém cuidava do Maracanã e, sem dúvida nenhuma, aos poucos o Maracanã ia ser deixado de lado. E diante também de toda essa transformação do futebol, dos estádios de futebol se transformando em arena, acho que se fez necessário ter essa transformação no Maracanã para que o Maracanã pudesse ainda continuar existindo, porque certamente se não fosse dessa maneira, iriam construir uma outra arena no Rio de Janeiro ou no entorno e o Maracanã não ia ser aproveitado", completa o ex-jogador.

Embora também seja saudoso do velho Maracanã, em que chegou a jogar diversas vezes para mais de 100 mil pessoas, Edinho diz que o estádio já não era mais seguro da forma que estava antes de passar pelas mudanças visando a Copa do Mundo de 2014.

"O futebol está evoluindo, o futebol está se modernizando, os estádios têm que se modernizar, os estádios têm que se tornar mais acessíveis e com melhores condições até de segurança, coisa que o Maracanã não oferecia para o público", conclui.

Os Canalhas: Quando e onde?

O programa Os Canalhas vai ao ar toda semana em duas edições semanais, na terça-feira, às 14h, e na quinta-feira, às 18h, em transmissão ao vivo, ou gravado, disponível na home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte no Youtube e no Facebook e Twitter, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana entrevistando personalidades importantes do esporte brasileiro. Inscreva-se no canal Os Canalhas no Youtube para conferir mais de João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana.