Topo

Oscar: "Seleção de 1982 já estava com o futebol na velocidade de hoje"

Mais Os Canalhas
1 | 25
Siga o UOL Esporte no

Do UOL, em São Paulo

03/06/2020 15h10

Com as reprises de jogos do passado como os da Copa do Mundo de 1970, o público brasileiro notou uma diferença na velocidade e na dinâmica do jogo em relação ao futebol atual e o ex-zagueiro Oscar Bernardi concorda havia diferenças, mas que em 1982, a seleção brasileira já praticava o futebol na velocidade atual

Em entrevista aos jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana para o programa Os Canalhas, Oscar diz que a velocidade do futebol começou a mudar com a Holanda na Copa de 1974.

"O que acontece de diferença de 1970 foi a velocidade do jogo, você vê, por exemplo, tem um lance do Gerson em que ele faz uma jogada para o Pelé e ele dá sinal com a mão para o Pelé entrar e ninguém chega, deixa ele executar a jogada", afirma Oscar.

"Não era aquela marcação de a partir de 1974, com a Holanda, que também encantou o mundo, era o Carrossel Holandês. De 1982 eu acho que já estava assim numa velocidade de hoje, aliás, eu acho que até os treinamentos de 1982 eram mais puxados do que hoje", completa o ex-jogador.

Para Oscar, o treino físico de sua época de jogador nos anos 1980 tinha exageros em relação ao que é praticado no futebol moderno, com o uso da tecnologia e a prevenção de lesões.

"Hoje é lógico que entrou mais a ciência no futebol, tem muita coisa que nós fazíamos, treinamentos que nós fazíamos na parte física que hoje não se faz mais. Aliás, fazíamos e o que penso eu, em excesso, não havia necessidade de fazer tudo o que fazíamos na época, então acho que essa parte aí evoluiu bastante, os jogadores hoje têm um cuidado especial, uma maneira melhor de tratar ou de evitar as contusões, o trabalho físico também mudou bastante", conclui.

Os Canalhas: Quando e onde?

O programa Os Canalhas vai ao ar toda semana em duas edições semanais, na terça-feira, às 14h, e na quinta-feira, às 18h, em transmissão ao vivo, ou gravado, disponível na home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte no Youtube e no Facebook e Twitter, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana entrevistando personalidades importantes do esporte brasileiro. Inscreva-se no canal Os Canalhas no Youtube para conferir mais de João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana.