UOL Esporte Velocidade
 
25/10/2009 - 11h04

Loeb vence Rali da Grã-Bretanha e é campeão pela sexta vez consecutiva

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O francês Sebastien Loeb conquistou seu sexto título mundial consecutivo ao confirmar a vitória no Rali da Grã-Bretanha, neste domingo. Com o sétimo triunfo em 12 provas disputadas na temporada ao lado do navegador Daniel Elena, Loeb soma 54 vitórias em sua notável carreira.

O sexto título do francês foi conquistado pela menor margem, apenas um ponto à frente de seu principal rival da temporada, o finlandês Mikko Hirvonen. Após a última especial no País de Gales, Loeb e Elena subiram no teto de seu Citröen e deram socos no ar em frente aos fãs e jornalistas.

"Foi uma temporada incrível. Começamos bem, depois perdemos tudo e chegamos aqui um ponto atrás do Mikko. No final, nós conseguimos, e estou extremamente feliz. Mikko foi muito forte, e sei que ano que vem será a mesma coisa", disse o campeão.

"Esse foi um dos meus melhores títulos. A briga foi tão intensa, durou praticamente até o fim do último rali. Foi incrível. Tivemos altos e baixos durante o ano, mas terminamos com a vitória. É uma sensação incrível!", comemorou Loeb.

O segundo carro a chegar no controle final em Cardiff foi o do vice-campeão Hirvonen e seu navegador Jarmo Lehtinen, que também foram os primeiros a cumprimentar os campeões. O finlandês foi o piloto que chegou mais perto de Loeb no campeonato, desde a disputa entre o francês e Marcus Gronholm em 2006.

"Agora preciso voltar ao trabalho e melhorar para o próximo ano. Mas este foi, definitivamente, o melhor ano da minha carreira. Agora estamos bem perto do ritmo dele [Loeb], e me sinto bem. Foi uma grande temporada, mas é claro que no final foi bem decepcionante", disse Hirvonen.

Na primeira especial do domingo, 13ª da competição, Hirvonen foi 1s2 mais rápido que Loeb. O francês não se incomodou, já que começou o dia com uma vantagem de mais de 30 segundos. No entanto, o finlandês reagiu bem na 14ª etapa, quando tirou mais 11s2 de diferença para Loeb.

Mas foi na penúltima etapa do Rali da Grã-Bretanha que o título foi finalmente decidido. Após começar com ritmo alucinante e diminuir mais 1s1 de diferença logo no primeiro quilômetro, o finlandês teve de parar para arrancar o capô de seu Ford Focus, que havia virado para cima.

O incidente custou a Hirvonen mais de um minuto, e Loeb ficou com uma confortável liderança de 1min25s com apenas mais uma especial a ser disputada. "Agora preciso de um milagre", disse o finlandês antes de partir para a última etapa da temporada, a 16ª da competição no País de Gales.

Como o "milagre" não aconteceu, Sebastien Loeb ficou com a vitória. O terceiro lugar ficou com o companheiro de equipe de Loeb na Citröen, o espanhol Dani Sordo, que também ficou com a terceira posição no campeonato.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host