UOL Esporte Velocidade

09/12/2007 - 14h14

Piloto da Stock Car Light morre em acidente em São Paulo

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O piloto Rafael Sperafico, de 27 anos, morreu neste domingo após sofrer um grave acidente na etapa de São Paulo da Stock Car Light. O médico oficial da categoria, Dino Altmann, confirmou morte por traumatismo craniano e parada cárdio-respiratória.

Divulgação/Oelcio Francisco
Rafael Sperafico é socorrido ainda na pista logo após acidente que destruiu seu carro
ÁLBUM DE FOTOS
MORTE MANCHA STOCK CAR?
BLOG DO SEIXAS
BLOG DO TÉO JOSÉ
O acidente aconteceu na volta número seis da corrida realizada no autódromo de Interlagos.

Na prova, que aconteceu após a Stock Car, marcando o encerramento da temporada 2007, o piloto rodou, bateu no muro de proteção com pneus e, ao voltar para a pista foi atingido por Renato Russo. Seu carro ficou completamente destruído.

"Quando chegamos até o carro de Rafael verificamos que ele tinha sofrido um traumatismo crânio encefálico extremamente grave e não conseguimos recuperá-lo", disse o médico ao contar que nenhuma das tentativas de reanimação funcionou.

Já Renato Russo foi retirado do carro estável, mas sofreu um leve trauma crânio-encefálico e um trauma toraco-abdominal. Ele foi transportado para o hospital São Luiz onde passará por mais exames para confirmar fratura nas pernas. "Atendemos o Renato Russo com trauma crânio-encefálico, trauma toraco-abdominal do lado direito e perda momentânea de memória, mas ainda no centro médico do circuito ele demonstrou estar consciente e com todos os sinais vitais estáveis. Haverá novas avaliações do estado do piloto no hospital, mas não há risco de morte", disse o médico em entrevista coletiva em Interlagos.

Rafael é primo dos gêmeos Rodrigo e Ricardo Sperafico, ambos pilotos da Stock Car. Neste domingo, Rodrigo terminou a corrida na quarta colocação e garantiu o vice-campeonato, superando Thiago Camilo, que também brigava pelo posto.

Em virtude do acidente, o restante da programação foi cancelado. A corrida da Stock Car Light não retornou e a Stock Jr nem mesmo largou para a última etapa, com isso, Thiago Riberi foi declarado o campeão.

História

A última morte de um piloto na Stock Car aconteceu em 2001, quando o goiano Laércio Justino faleceu após acidente nos treinos oficiais da categoria no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília.

Depois do acidente fatal, os organizadores anunciaram diversas mudanças, especialmente aerodinâmicas, nos carros visando a uma maior segurança dos pilotos.

Antes disso apenas um outro piloto faleceu na pista na categoria, Zeca Gregoricinski, em 1985, também em Interlagos, quando seu carro pegou fogo. Já em 2003, o fotógrafo Raphael Lima Pereira morreu atingido pelo carro de Gualter Salles ao se posicionar fora da área de proteção.

O clã Sperafico

Os Sperafico são uma tradicional família de Toledo. Além do automobilismo, Rafael jogava futebol como lazer. Chegou a ser convidado por clubes profissionais no final da década de 90 para integrar equipes de base, mas preferiu o automobilismo, seguindo sua carreira no kart.

Em 2000 foi para os Estados Unidos disputar a Barber Dodge. Em 2003 disputou o Campeonato Europeu de Fórmula 3.000 e, no final da temporada, decidiu abandonar as pistas para dedicar-se aos estudos.

No ano passado retornou ao automobilismo, quando disputou a Super Clio (venceu a etapa de Campo Grande) e este ano passou a competir na Stock Car Light, também ganhando a etapa de Campo Grande. Seu objetivo era ingressar na Stock Car V8 ou na Fórmula Truck no próximo ano.

A história da família Sperafico no automobilismo começa em 1973, com Dilso Sperafico, que disputou o Brasileiro de Super Vê, competindo contra feras como Nelson Piquet, Alfredo Guaraná Menezes, Alex Dias Ribeiro, entre outros.

No início dos anos 80 vieram Milton Sperafico (irmão de Dilso) e Eloi Sperafico, sobrinho de Milton e Dilso. No final da década de 80 surgiram Fabiano Sperafico (irmão de Elói) e os gêmeos Ricardo e Rodrigo Sperafico (filhos de Dilso).

No final dos anos 90, mais dois membros do clã iniciam no automobilismo: Rafael Sperafico (também sobrinho de Dilso e Milton) e Guilherme Sperafico (filho de Milton). O nono membro do clã é Alexandre Sperafico (sobrinho de Dilso e Milton) e o décimo é Arlei Sperafico Pisoni, que se dedica ao motocross no Mato Grosso do Sul.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host