UOL Esporte Velocidade

28/09/2007 - 08h30

"A fase da GP2 já está cumprida", diz Lucas di Grassi

Bianca Alves Costa
Em São Paulo
O piloto Lucas di Grassi coloca o Brasil pela segunda vez seguida na decisão do título da GP2. Neste final de semana ele vai para o GP de Valência com apenas dois pontos de desvantagem para Timo Glock, o líder. Com 20 ainda em jogo, qualquer deslize pode custar o troféu.

Em entrevista ao UOL Esporte, o piloto fala da expectativa para as duas corridas do fim de semana e de seus planos de deixar a GP2 no término da temporada, buscando uma vaga na Fórmula 1. Acompanhe:

Glenn Dunbar/Divulgação
Di Grassi diz que já cumpriu seu objetivo na GP2 e agora quer ir para a Fórmula 1
DI GRASSI COM A MÃO NO TÍTULO
UOL Esporte: Você chegou ao fim da temporada com apenas uma vitória (Turquia). Como acha que foi tão longe assim? A que se deve esse resultado positivo?
Di Grassi:
Estou chegando bem no fim da temporada porque tive um campeonato muito consistente. Uma categoria como a GP2, que tem carros iguais, com mesmo fabricante de motores e pneus, é muito equilibrada. Apesar de ser só uma vitória, estive por várias vezes no pódio. Pontuei em todos os eventos e em quase todas as corridas. A consistência é, sim, a chave do negócio.

UOL Esporte: A GP2 cumpre seu papel de preparar o piloto para a F-1?
Di Grassi:
Acho que sim. Na verdade, é apenas uma opinião, mas tem fatos estatísticos que provam isso. Tem alguns pilotos que estão na F-1 hoje e são muito bem sucedidos, como Nico Rosberg e Lewis Hamilton. Com esses exemplos posso afirmar que sim, a GP2 prepara os pilotos para a F-1.

UOL Esporte: Você está participando do programa de desenvolvimento de pilotos da Renault desde 2004. Como funciona isso?
Di Grassi:
O programa foi criado para pegar jovens talentos e levá-los até a F-1. Ele consiste em treinamento físico, psicológico e com a mídia. Se o piloto tiver resultados bons dentro e fora da pista, consegue chegar à F-1. Com o programa da Renault, o primeiro que fez isso foi (Heikki) Kovalainen. Ele completou os quatro anos de preparação, fez um ano de testes na F-1 e em 2007 é titular. Eu sou o segundo que completa este ciclo completo.

HORÁRIOS - GP DE VALÊNCIA
Sábado - 29/09
4h às 4h30 - Treino Livre
5h45 às 6h15 - Classificação
11h às 12h15 - Corrida 1
Domingo - 30/09
7h às 7h45 - Corrida 2
Horários de Brasília
UOL Esporte: E você realmente sente diferença no seu desenvolvimento?
Di Grassi:
Ajuda muito, principalmente no lado financeiro. Eles arrumam equipe para você correr, sabem os melhores lugares, conseguem preparar o piloto de uma forma melhor.

UOL Esporte: Quais são os seus planos para 2008?
Di Grassi:
A Renault está esperando a última corrida para tomar decisão sobre meu futuro. Minha tendência é continuar com a equipe. Eu ficaria feliz se isso acontecesse. Já testei o F-1 da Renault em 2005 e todo ano tenho contato com o carro. Esse ano também já fiz alguns dias de contato. Então a tendência é começar a participar dos testes com a F-1. Eu não continuo na GP2. Já passei por essa fase, sinto que ela está cumprida. Está na hora de partir para um novo desafio, e esse desafio eu acredito que seja a F-1.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host