Topo

Piloto Tunico Maciel morre aos 26 anos após sofrer acidente nos Sertões

Piloto Tunico Maciel sofreu acidente durante o Rally dos Sertões - Reprodução/Instagram
Piloto Tunico Maciel sofreu acidente durante o Rally dos Sertões Imagem: Reprodução/Instagram

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

09/11/2020 13h09

O piloto Antônio Luís Maciel Filho, conhecido como Tunico Maciel, morreu hoje, em São Luis (MA), aos 26 anos de idade, após sofrer grave acidente em prova no Rally dos Sertões. O bicampeão brasileiro de rally estava internado no Hospital UDI Center e não resistiu aos ferimentos.

"Tunico foi vítima de um acidente muito sério, com trauma cranioencefálico grave e, apesar do excelente atendimento que ele teve no local e isso faz uma diferença, ele chegou no hospital em estado bem grave. Evoluiu em morte encefálica, infelizmente, e hoje foi constatado o óbito", explicou o médico Augusto César Passanezi, diretor do Hospital UDI Center, ao UOL Esporte.

"O UDI Hospital lamenta a morte do paciente Antônio Luís Maciel Filho na manhã desta segunda-feira. O Hospital se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda", escreveu o hospital em nota oficial.

Tunico sofreu uma queda grave durante uma das etapas do Rally dos Sertões ontem. O acidente ocorreu após 62 quilômetros da largada da prova de 223 quilômetros, entre Bacabal e Barreirinhas no Maranhão. O competidor foi levado de helicóptero para o hospital em São Luis.

A primeira pessoa a encontrar Tunico Maciel foi o piloto Ricardo Martins, que logo acionou o resgate da competição. A equipe médica chegou ao local rapidamente e prestou os primeiros socorros.

O Rally dos Sertões fez um vídeo para homenagear o piloto. "Com imensa tristeza o Sertões recebe a notícia do falecimento do piloto Tunico Maciel. O bicampeão da prova não resistiu aos ferimentos sofridos em um acidente na última especial do Sertões 2020. À família, companheiros de trabalho e aos amigos mais próximos de Tunico, a nossa solidariedade e as nossas orações. A Família Sertões está de luto", escreveu a organização.

Natural de Lavras (MG), Tunico Maciel era grande aposta Honda Racing. Ele era um dos jovens pilotos da nova geração do Rally Cross Country e do Enduro de Regularidade. A equipe lamentou a morte do competidor.

"A Honda Racing de Rally lamenta profundamente o falecimento do piloto Tunico Maciel e presta condolências aos familiares e fãs e do atleta. (...). Exemplo de pessoa por seu carisma e caráter, Tunico era um piloto extremamente habilidoso e dedicado. Na equipe desde 2015, ele conquistou dois títulos no Sertões e o recente bicampeonato brasileiro de Rally Coss Country. A comunidade do motociclismo está em luto. Para o eterno campeão, Tunico Maciel, nosso respeito e gratidão", escreveu a equipe.

Essa foi a segunda morte em dois dias nos esportes de velocidade no Brasil. Ontem, o piloto Matheus Barbosa, de 23 anos, morreu após sofrer forte acidente no autódromo de Interlagos, pela quinta etapa do Superbike Brasil. A fatalidade põe fim a uma trajetória de ascensão nas pistas. Natural de Anápolis-GO, o piloto disputava a sua quarta temporada no campeonato. Ele fazia a estreia na principal divisão de motos 1000cc em 2020 e vinha de três títulos em categorias inferiores nos anos anteriores — nas 300cc (2017 e 2018) e 600cc (2019).