Topo

Alonso capota carro em etapa do Rally Dakar e escapa ileso

Carro de Alonso ficou danificado após capotagem - A.S.O./C.Lopez/Divulgação
Carro de Alonso ficou danificado após capotagem Imagem: A.S.O./C.Lopez/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

15/01/2020 08h00

O piloto espanhol Fernando Alonso (Toyota) capotou seu carro hoje durante a décima etapa do Rally Dakar, que está sendo disputado na Arábia Saudita.

Alonso perdeu o controle do carro ao atravessar uma duna em uma área de espectadores no início do trecho cronometrado do dia.

Apesar do susto, Alonso e seu copiloto Marc Coma saíram ilesos do acidente. O carro continuou na disputa apesar dos danos.

O percurso foi concluído, mas Alonso e Coma se distanciaram dos primeiros colocados, ficando a 4h34min56s dos líderes Carlos Sainz e Lucas Cruz, na 14ª colocação.

A prova de hoje foi vencida por Sainz, que havia largado só 24 segundos à frente do Toyota de Nasser Al Attiyah, mas ampliou sua vantagem para 18 minutos e 10 segundos.

A etapa especial de 534 quilômetros da categoria de carros foi suspensa depois de 223 quilômetros, e os competidores voltaram para o acampamento.

O francês Stéphane Peterhansel, que venceu a competição 13 vezes, ficou em terceiro na colocação geral e outros 16 segundos atrás de Al Attiyah.

"Foi uma etapa perigosa, com muitas dunas difíceis. Vários quilômetros antes da seção neutralizada ficamos completamente perdidos de Nasser e dos outros pilotos", disse Peterhansel.

"Alguns pilotos chegaram lá na hora certa, sendo que nós acabamos encontrando o caminho certo e ganhamos muito tempo. No fim, é uma boa fase para meu colega de equipe Carlos... enquanto nós ficamos um pouco mais próximos de Nasser, ainda que estejamos na terceira posição."

Na categoria motocicleta, o norte-americano Ricky Brabec concluiu a etapa em segundo e ampliou a vantagem em sua Honda. Agora ele tem uma dianteira de 25 minutos sobre o chileno Pablo Quintanilla.

O rally, que é realizado no Oriente Médio pela primeira vez, termina na sexta-feira em Qiddyia.

* Com informações da Reuters.