Topo

Alonso é eleito calouro das 500 Milhas e escolha é cornetada por pilotos

Fernando Alonso durante o último treino livre para as 500 Milhas de Indianápolis - Brian Spurlock/USA TODAY Sports
Fernando Alonso durante o último treino livre para as 500 Milhas de Indianápolis Imagem: Brian Spurlock/USA TODAY Sports

Do UOL, em São Paulo

30/05/2017 07h41

Mesmo tendo abandonado a prova devido a uma pane no motor Honda, o piloto Fernando Alonso foi eleito rookie, ou seja, o calouro do ano na Fórmula Indy. O espanhol, que acabou na 24ª colocação, conseguiu superar o também novato na categoria, Ed Jones, que terminou a prova em terceiro lugar e não gostou da escolha.

O britânico disse que ele teve grandes chances de vencer a corrida em Indianápolis se não fosse o acidente envolvendo Scott Dixon e Jay Howard. Alonso recebeu US$ 50 mil (R$ 162 mil) por ter sido eleito o melhor estreante.

“Agradeço o apoio de todos. No final do dia, ROY (Rookie of Year – Rookie do Ano) teria sido bom, mas ter lutado pela vitória até o final é verdadeiramente especial”, escreveu Jones na sua conta oficial no Twitter.

Ed Jones terminou a corrida na terceira colocação. Alonso largou em quinto, liderou parte da prova e, quando estava na sétima posição, foi surpreendido por um problema no motor e teve de abandonar.

O piloto Sébastien Bourdais, que não pôde correr porque sofreu um acidente na qualificação, também não concordou com a escolha do espanhol como rookie. “Nada contra Fernando, mas é errado ele ser rookie, o prêmio pertence a Ed Jones”, escreveu no Twitter.