Topo

Piloto que teve pernas amputadas e motivou campanha deixa coma induzido

Do UOL, em São Paulo

20/04/2017 09h34

O piloto britânico Billy Monger, de apenas 17 anos, foi retirado do coma induzido e reponde bem ao tratamento após ter as duas pernas amputadas em decorrência do grave acidente que sofreu durante uma prova da Fórmula 4 britânica em Donington, no último fim de semana.

Em entrevista à revista “Autosport”, o chefe da equipe JSS Developments, Steven Hunter, disse que o piloto reagiu bem ao ser informado sobre os procedimentos que tiveram que ser adotados. Nas próximas horas ele passará por uma nova cirurgia e deve voltar ao coma induzido.

"Tivemos alguns pontos positivos. Billy estava respirando sozinho e falando, até certo ponto. Ele está ciente de seus ferimentos. Ele é excepcionalmente positivo sobre a situação. Ele está na cama, tentando entender como usar a embreagem com as mãos”, disse.

"Esse é o Billy. Há um longo, longo caminho à frente, ele vai passar por alguns momentos difíceis, mas eu tenho certeza com a personalidade que ele tem ele vai superar", completou.

A situação de Billy Monger gerou grande comoção no automobilismo. Uma campanha busca a arrecadação de verbas para ajudar no tratamento do piloto e já arrecadou o equivalente a R$ 1,8 milhão. 

No acidente, o adolescente de 17 anos atingiu a traseira do carro do finlandês Patrik Pasma, da Carlin, que estava parado na pista. Depois de uma operação médica de duas horas para ser retirado do carro, Monger foi levado de helicóptero para o centro médico. Apesar dos esforços, o britânico teve as duas pernas amputadas abaixo dos joelhos nesta quarta-feira.