UOL Esporte Vela
 
23/09/2003 - 15h57

Robert Scheidt assume a liderança no Mundial de vela

Da Redação
Em São Paulo

Robert Scheidt ficou em terceiro lugar nas duas regatas realizadas nesta quinta-feira. Com seus resultados e um desempenho abaixo da média do português Gustavo Lima, que liderava a competição, o brasileiro assumiu a ponta da classe Lazer no Mundial de vela, que está sendo realizado em Cadiz (Espanha).

"Estou exausto. Foi um dia muito cansativo porque tivemos de esperar o vento entrar para disputar a primeira regata do dia. Foi muita adrenalina e agora preciso descansar. Reverti a diferença de pontos, mas o campeonato ainda não terminou", afirmou o brasileiro.

A uma regata da decisão do título, Scheidt, hexacampeão mundial (Tenerife-1995, Cidade do Cabo-1996, Algarrobo-1997, Cancún-2000, Cork-2001 e Cape Cod-2002), tem uma vantagem de dois pontos sobre Lima. Scheidt tem 22 pontos perdidos, contra 24 do rival. O australiano Michael Blackburn, com 49 pontos perdidos, é o terceiro colocado.

O vencedor da nona etapa foi o espanhol Luis Martínez, seguido pelo argentino Diego Romero. Enquanto Scheidt foi o terceiro, Gustavo Lima chegou na sexta colocação. Na 10ª regata, o sueco Daniel Birgmark foi o ganhador, tendo o belga Philippe Bergmans como segundo colocado. Scheidt repetiu a terceira posição e Gustavo Lima acabou apenas na nona colocação -que poderá descartar como seu pior resultado na competição.

"Fiz uma tática diferente da do Gustavo Lima na primeira regata do dia e me saí melhor. Com isso, ganhei motivação para a segunda prova, ao contrário do que aconteceu com ele. Agora é manter a concentração".

Nesta quarta-feira, último dia de competições do Mundial, será realizada a última regata. Se o português não acabar entre os seis primeiros, Scheidt garante o título.

Na 49er, os brasileiros Andre Otto Fonseca e Rodrigo Linck Duarte acabaram a 13ª prova na segunda colocação, mas na 14ª, tiveram um desempenho ruim: 22º lugar. Com os resultados, Fonseca e Duarte ocupam agora a 11ª colocação. Os líderes são os britânicos Christopher Draper e Simon Hiscocks.

Na 470 masculino, Alexandre Paradeda e Bernardo Arndt terminaram as duas regatas na nona colocação e, na classificação geral, ocupam a 14ª posição. Restando uma prova para o final, os brasileiros têm 84 pontos perdidos. Os italianos Gabrio Zandona e Andrea Trani são os primeiros colocados.

Na 470 para mulheres, as brasileiras Fernanda Oliveira e Fabiana Ferle Scarrone tiveram desempenho razoável nesta quinta, acabando uma das regatas na quarta colocação e outra na 15ª. Elas ocupam a 44ª colocação na tabela, liderada pelas gregas Sofia Bekatorou e Emilia Tsoulfa.

Na classe Tornado, os brasileiros continuaram tendo desempenho sofrível. Após a nona regata, Ronaldo Fernandes/Fernando Jacobina Lima mantiveram a 67ª colocação. Alexandre Leal/Gualberto Naldi caíram para a 70ª posição entre os 72 competidores.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host