! UOL Esporte - Copa do Mundo 2002 - Últimas Notícias

<\table>


ÁLBUM

Veja fotos
de diversas
competições




   10h11 - 29/06/2002

Turquia fica com o terceiro lugar da Copa de 2002

TAEGU (Reuters) - A Turquia garantiu a terceira posição na Copa de 2002 com a vitória por 3 x 2 sobre a Coréia do Sul, no sábado. Como prêmio, os turcos levam para casa um recorde interessante -- o atacante Hakan Sukur marcou o gols mais rápido da história de todas as Copas, aos 11 segundos.

A Turquia encerrou sua participação na Copa do Mundo com uma campanha surpreendente. Em sete partidas, perdeu somente duas (ambas para o Brasil), venceu quatro (China, Japão, Senegal e Coréia do Sul) e empatou uma (Costa Rica).

Esta foi a segunda Copa dos turcos. Na primeira, disputada em 1954, foram eliminados na primeira fase.

A Coréia do Sul sempre contou com o apoio de seus torcedores, mesmo quando todos já sentiam que a equipe não tinha mais condições de reverter o jogo contra os turcos.

Em sete jogos, os sul-coreanos venceram três vezes (Polônia, Portugal e Itália), empataram duas (Estados Unidos e Espanha) e perderam duas (Alemanha e Turquia).

Com a quarta colocação, a Coréia do Sul registrou a melhor campanha de todos os tempos de uma seleção da Ásia que, até esta Copa de 2002 jamais tinha colocado um representante nas semifinais.

O técnico da Coréia do Sul, o holandês Guus Hiddink, virou herói no país, mas provavelmente não ficará mais no comando da seleção.

O JOGO

O jogo começou assustando os anfitriões. Aos 11 segundos de partida, mesmo dando a saída de bola, a Coréia do Sul conseguiu sofrer um gol. Os zagueiros erraram na troca de passes e o atacante Hakan Sukur roubou a bola para fazer seu primeiro gol na Copa.

A Coréia reagiu rapidamente. Em cobrança de falta, Lee Eul-yong acertou no ângulo esquerdo do goleiro Rustu Recber, aos 9 minutos.

Os dois países continuaram soltos em campo, preocupados somente com a vitória e sem medo de atacar. A opção extremamente ofensiva adotada por ambas as equipes abriu espaço para vários contra-ataques.

E foi após ter recuperado uma bola no meio-de-campo que a Turquia desempatou a partida: aos 13 minutos, Vildiray Basturk, Hakan Sukur e Ilhan Mansiz fizeram boa triangulação, invadindo a área no toque de bola. A conclusão a gol ficou para Mansiz.

A desatenta defesa sul-coreana ainda falhou aos 32 minutos. Após lançamento do goleiro Rustu, Mansiz teve liberdade para tabelar com Hakan Sukur na entrada da área e marcar seu terceiro gol na Copa.

A enorme movimentação do primeiro tempo deixou a segunda etapa sem graça. Os turcos já estavam contentes com o resultado e limitaram-se a defender e esperar pelos erros dos sul-coreanos.

A melhor jogada surgiu aos 8 minutos, quando o meia Lee Eul-yong fez boa jogada individual, driblou seus marcadores e chutou com força, de fora da área, assustando Rustu.

A pressão coreana no final da partida foi destruída sempre pela competência do goleiro Rustu ou pela falta de precisão nas finalizações dos seus próprios atacantes.

Nos descontos, aos 48 minutos, Song Chong-gug marca mais um gol para os coreanos na primeira falha do goleiro Rustu. FICHA TÉCNICA

Coréia do Sul 2 x 3 Turquia

Gols:

Hakan Sukur aos 11 segundos do primeiro tempo

Lee Eul-yong aos 9 minutos do primeiro tempo

Ilhan Mansiz aos 13 minutos do primeiro tempo

Ilhan Mansiz aos 32 minutos do primeiro tempo

Song Chong-gug aos 48 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos:

Coréia do Sul -- Lee Eul-yong

Turquia -- Tugay, Rustu

Equipes:

Coréia do Sul: 1-Lee Woon-jae; 22-Song Chong-gug, 15-Lee Min-sung, 20-Hong Myung-bo (7-Kim Tae-young), 13-Lee Eul-yong (16-Cha Doo-ri); 21-Park Ji-sung, 6-Yoo Sang-chul, 10-Lee Young-pyo, 14-Lee Chun-soo; 19-Ahn Jung-hwan, 9-Seol Ki-hyeon (8-Choi Tak-uk).

Turquia: 1-Rustu Recber; 4-Fatih Akyel, 5-Alpay Ozalan, 3-Bulent Korkmaz, 18-Ergun Penbe; 22-Umit Davala (7-Okan Buruk), 8-Tugay Kerimoglu, 10-Yildiray Basturk (14-Tayfur Havutcu), 21-Emre Belozoglu (20-Hakan Unsal); 17-Ilhan Mansiz, 9-Hakan Sukur.

Árbitro: Saad Mane (Kuwait)

Auxiliares: Ali Al Traifi (Arábia Saudita)

Hector Vergara (Canadá)




Reuters Limited - todos os direitos reservados. O conteúdo Reuters é de propriedade intelectual da Reuters Limited. Qualquer cópia, republicação ou redistribuição do Conteúdo Reuters, inclusive por armazenamento rápido, enquadramento ou outros meios semelhantes, estão expressamente proibidas sem o consentimento prévio por escrito da Reuters. A Reuters não será responsável por quaisquer erros ou atrasos no Conteúdo, ou por quaisquer medidas tomadas na ocorrência dos fatos ora descritos.

Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL