! UOL Esporte - Copa do Mundo 2002 - Últimas Notícias

<\table>


ÁLBUM

Veja fotos
de diversas
competições




   18h21 - 17/06/2002

Japão quer fazer mais história na Copa diante da Turquia

Por Timothy Collings

MIYAGI, Japão (Reuters) - O Japão vai contar com todo o apoio da torcida nesta terça-feira no estádio Miyagi, às 3h30 (horário de Brasília), para a disputa de uma vaga nas quartas-de-final com a Turquia.

As duas seleções, que nunca haviam chegado tão longe em Copas, sonham agora em estar entre as oito melhores do mundo.

Japão e Turquia só se enfrentaram uma vez. O jogo foi em Osaka, em junho de 1997, e o Japão venceu por 1 x 0.

Caso vençam, os japoneses retornam a Osaka para enfrentar o Senegal, no mesmo local da vitória sobre a Tunísia na primeira fase, por 2 x 0.

O técnico turco Senol Gunes vai aproveitar a campanha do Japão e todo o fanatismo da torcida para incentivar os seus jogadores.

No Japão, a estrela é o jovem meio-campo Junichi Inamoto, de 22 anos, que não fez uma única participação no Arsenal, na temporada passada na Inglaterra, mas está se transformando em peça fundamental na seleção e já marcou dois gols importantes para a equipe.

"Se o Japão continuar jogando como agora, nós podemos estar entre os oito, e entre os quatro", disse Inamoto.

A Turquia conta com jogadores mais experientes, mas tem a apaixonada torcida japonesa contra.

Os turcos "perderam a cabeça" contra o Brasil, quando tiveram dois jogadores expulsos, mas agora, segundo o técnico Gunes, os jogadores tiveram tempo para esfriar os ânimos e estão mais preparados para a partida.

"O problema é a experiência, o que não é uma coisa simples", disse Gunes. "A Copa do Mundo é um evento novo para ambos, e leva tempo para pegar experiência e em condições para a disputa."

A última vez que a Turquia esteve em um Mundial foi em 1954, na Suíça, quando venceu a Coréia do Norte por 7 x 0, mas foi eliminada pela Alemanha Ocidental por 7 x 2.

Gunes espera que seu time consiga conter o Japão com contra-ataques.

"Se pudermos jogar o que queremos, acho que podemos seguir adiante", disse. "Nós temos condições de vencer o Japão."

A Turquia depende em muito das investidas rápidas de Hasan Sas. O combativo atacante turco é responsável por dois dos cinco gols da seleção nesse Mundial.

O técnico Gunes tem problemas para escalar a equipe, já que dois jogadores estão suspensos.

O meio-campo Emre Belozoglu pode ser o substituto de Okan Buuk, caso ele não se recupere de uma contusão na coxa. Na defesa, o zagueiro Alpay Ozalan deve retornar ao time com a suspensão de Emre Asik. O atacante Hakan Sukur e o goleiro Rustu Recber recuperam-se de contusão mas devem participar da partida. O Japão joga completo, sem problemas médicos ou de suspensão.

Equipes prováveis: Japão: (3-5-2) 12-Seigo Narazaki; 3-Naoki Matsuda, 17-Tsuneyasu Miyamoto, 16-Koji Nakata; 20-Tomokazu Myojin, 5-Junichi Inamoto, 7-Hidetoshi Nakata, 21-Kazuyuki Toda, 18-Shinji Ono; 11-Takayuki Suzuki e 13-Atsushi Yanagisawa. Técnico: Philippe Troussier Turquia: (4-5-1) 1-Rustu Recber; 4-Fatih Akyel, 3-Bulent Korkmaz, 5-Alpay Ozalan, 20-Hakan Unsal; 22-Umit Davala, 8-Tugay Kerimoglu, 10-Yildiray Basturk, 18-Ergun Penbe, 11-Hasan Sas e 9-Hakan Sukur. Técnico: Senol Gunes Árbitro: Pierluigi Collina (Itália) Auxiliares: Maciej Wierzbowski (Polônia) e Paul Smith (Nova Zelândia)




Reuters Limited - todos os direitos reservados. O conteúdo Reuters é de propriedade intelectual da Reuters Limited. Qualquer cópia, republicação ou redistribuição do Conteúdo Reuters, inclusive por armazenamento rápido, enquadramento ou outros meios semelhantes, estão expressamente proibidas sem o consentimento prévio por escrito da Reuters. A Reuters não será responsável por quaisquer erros ou atrasos no Conteúdo, ou por quaisquer medidas tomadas na ocorrência dos fatos ora descritos.

Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL