! UOL Esporte - Copa do Mundo 2002 - Últimas Notícias

<\table>


ÁLBUM

Veja fotos
de diversas
competições




   18h45 - 06/06/2002

Com problemas, Nigéria joga sem poder perder para a Suécia

Por Stephen Wood

KOBE, Japão (Reuters) - A Nigéria entra em campo nesta sexta-feira, às 3h30 (horário de Brasília) pelo grupo F com a missão de conseguir pelo menos um ponto para continuar com chances de classificação. A seleção africana tem a dura tarefa de passar pela Suécia.

Enquanto as atenções estarão voltadas para a partida que começa mais tarde, entre Argentina e Inglaterra, em Sapporo, suecos e nigerianos antecipam a luta pelas duas vagas no chamado grupo da morte.

Depois de perder para a Argentina por 1 x 0 na rodada de abertura, a Nigéria pode enfrentar o pior em Kobe, já que a derrota tira as chances de classificação da seleção africana.

A partida é decisiva e, se a Nigéria vencer, será a seleção escandinava que ficará perto da eliminação e do sonho de classificação no mundial.

A Suécia, que vem de um empate em 1 x 1 contra a Inglaterra, no domingo, entra em campo vulnerável. Sob pressão, a seleção precisa somar pontos e não pode nem pensar em perder a partida. A decisão da vaga vai ficar mesmo para o jogo do dia 12 de junho, contra a Argentina.

"Nós sabemos a importância desse jogo", disse o técnico sueco Lars Lagerback. "Esse grupo é muito equilibrado e pode ser decidido por um resultado."

A seleção inglesa está preocupada com essa rodada. Vitórias de Suécia e Argentina contra Nigéria e Inglaterra, respectivamente, deixam as duas primeiras seleções precisando apenas de um empate na partida entre eles na última rodada.

A esperança sueca, Patrik Andersson, estará de volta contra os nigerianos. Mas o zagueiro segue na luta para recuperar-se da contusão que o afastou da primeira rodada. Fredrik Ljungberg está recuperado da lesão no quadril que se agravou na partida contra a Inglaterra e está confirmado para o jogo.

KANU É DÚVIDA "Nós achamos que será uma difícil partida", disse Ljungberg sobre o desafio contra a Inglaterra.

"Contra a Argentina eles jogaram no contra-ataque... Nós não sabemos se podemos esperar esse mesmo futebol contra nós, ou se ele irão procurar mais o jogo". Ljungberg fez questão de reconhecer a qualidade do futebol africano. "Mas nós temos o máximo de respeito pelo futebol deles". Ljungberg atua no Arsenal, da Inglaterra, ao lado de Nwankwo Kanu, e classifica o do astro nigeriano o jogador mais perigoso.

Se Kanu não passar pelo teste físico e não puder jogar, o técnico da seleção africana, Adegboye Onigbinde, pode escalar o jovem John Utaka, de apenas 20 anos. Outra alternativa é escalar Pius Ikedia no meio-campo e jogar com apenas dois atacantes.

O zagueiro Efe Sodje é outro que está na enfermaria nigeriana e também pode ficar de fora da partida.

A boa notícia é que Jay Jay Okacha está 100 por cento confirmado no meio-campo da Nigéria, mas o técnico reconhece que ele não pode resolver tudo sozinho.

Equipes prováveis:

Suécia: (4-4-2): 1-Magnus Hedman; 2-Olof Mellberg, 4-Johan Mjallby, 15-Andreas Jakobsson, 16-Teddy Lucic; 6-Tobias Linderoth, 7-Niclas Alexandersson, 9-Fredrik Ljungberg, 17-Magnus Svensson; 10-Marcus Allback e 11-Henrik Larsson

Nigéria (4-4-2): 1-Ike Shorunmu; 16-Efe Sodje, 6-Taribo West, 5-Isaac Okoronkwo, 3-Celestine Babayaro; 2-Joseph Yobo, 10-Jay Jay Okocha, 7-Pius Ikedia, 11-Garba Lawal; 9-Bartholomew Ogbeche e 17-Julius Aghahowa

Árbitro: Rene Ortube (Bolívia)

Auxiliares: Miguel Giacomuzzi (Paraguai) e Mat Lazim Awang Hamat (Malásia)




Reuters Limited - todos os direitos reservados. O conteúdo Reuters é de propriedade intelectual da Reuters Limited. Qualquer cópia, republicação ou redistribuição do Conteúdo Reuters, inclusive por armazenamento rápido, enquadramento ou outros meios semelhantes, estão expressamente proibidas sem o consentimento prévio por escrito da Reuters. A Reuters não será responsável por quaisquer erros ou atrasos no Conteúdo, ou por quaisquer medidas tomadas na ocorrência fos fatos ora descritos.

Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL