UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

25/08/2008 - 03h15

Fidel se solidariza com cubano que agrediu árbitro no taekwondo

Da EFE
Em Havana (CUB)
O ex-presidente cubano Fidel Castro manifestou solidariedade ao atleta Angel Valodia Matos, que acertou um chute na cabeça de um árbitro na disputa pelo bronze do taekwondo dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Crédito
O lutador cubano partiu para cima do árbritro após a realização de seu combate
CONFIRA AS FOTOS DA AGRESSÃO
PERFIS DOS LUTADORES BRASILEIROS
TODAS AS NOTÍCIAS DA MODALIDADE
"Angel ficou assombrado com uma decisão que considerou totalmente injusta, protestou e acertou um chute contra o árbitro. Ele não pôde se conter", disse Fidel, segundo a imprensa oficial.

O lutador agrediu o árbitro após ser desqualificado na briga pelo bronze na categoria acima de 80 quilos contra o cazaque Armam Chilmanov, que foi declarado vencedor. A Federação Internacional de Taekwondo examinou imediatamente o caso e decidiu banir do esporte Valodia e seu treinador.

Castro também disparou críticas contra a arbitragem no boxe, esporte no qual Cuba não conquistou medalhas de ouro. "Foi criminoso o que fizeram com os jovens de nossa equipe de boxe, para complementar o trabalho dos que se dedicam a roubar atletas do terceiro mundo", disse.

Fidel ainda afirmou que "Cuba jamais comprou um atleta ou um arbitro". "Há esportes onde a arbitragem está muito corrompida. Nossos atletas lutam contra o adversário e o árbitro", disse.

Até os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, viraram alvo do ex-presidente cubano. "Não nos deixemos bajular pelos sorrisos de Londres. Ali haverá chauvinismo europeu, corrupção na arbitragem, compra de músculos e cérebros e um forte dose de racismo", disse.

Em relação ao fraco desempenho de Cuba em Pequim, com apenas duas medalhas de ouro, Fidel apelou para as estatísticas.

"Os cubanos representam cerca de 0,07% da população mundial. Não podemos ser fortes em todos os esportes como os Estados Unidos, que possui uma população 30 vezes maior", concluiu.

Hospedagem: UOL Host