UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

24/07/2007 - 14h12

Ciclista do Cazaquistão é pego por doping durante Volta da França

Da EFE
Em Pau (França)
O cilcista Alexandre Vinokurov, do Cazaquistão, foi pego num exame antidoping feito após a 13ª etapa do Tour de France, no último sábado, anunciou hoje sua equipe, a Astana.

Vinokurov venceu a corrida em questão - um contra-relógio de 54 quilômetros em Albi - mesmo tendo se machucado após uma queda sofrida durante a quinta etapa.

Segundo o site do jornal "L'Équipe", o laboratório francês de Chatenay-Malabry detectou na amostra A de sangue de Vinokurov glóbulos vermelhos de duas origens diferentes - fruto de uma transfusão feita pouco tempo antes da etapa.

Nas próximas horas, o laboratório fará a contraprova das amostras
do ciclista, que venceu também da 15ª etapa, disputada ontem e com
final em Loudenvielle.

Desde os Jogos de Atenas de 2004, as agências antidoping possuem um método de detecção de transfusões. É muito mais complicado detectar o doping sanguíneo quando é o próprio atleta que faz a introdução do sangue.

Favorito para a vitória final antes do início da prova, Vinokurov se mostrou muito longe do esperado, principalmente a partir da queda.

O ciclista sempre foi suspeito de envolvimento com esquemas de doping. Inclusive, o esteve sempre no olho do furacão do doping, sobretudo depois que o presidente da União Ciclista Internacional (UCI), o irlandês Pat McQuaid, afirmou que ele não seria um vencedor digno do Tour.

Hospedagem: UOL Host