UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

12/07/2007 - 03h22

Brasil perde para a Espanha e é eliminado no Mundial Sub-20

Redação central, 12 jul (EFE).- O Brasil perdeu para a Espanha por 4 a 2 no Swangard Stadium, em Burnaby (Canadá), na prorrogação, pelas oitavas-de-final do Mundial Sub-20, depois de estar vencendo por 2 a 0, e foi eliminado da competição.

A eliminação encerra a pior campanha do Brasil na história do Mundial Sub-20. Equipe de pior desempenho entre as 16 classificadas na primeira fase, a seleção voltou a mostrar suas limitações, dependendo quase exclusivamente do talento de Alexandre Pato.

Mesmo assim, conseguiu se impor durante parte dojogo, chegando a a fazer 2 a 0. Leandro Lima, aos 38 minutos do primeiro tempo, completou um cruzamento de Amaral matando no peito e acertando um belo voleio.

Três minutos depois foi a vez de Pato. Ele recebeu um cruzamento de Marcelo e tocou de cabeça, ampliando a vantagem. Mas Pique diminuiu para a Espanha um minuto depois, desviando uma cobrança de falta, enqaunto a defesa brasileira reclamava de impedimento.

Durante a maior parte do segundo tempo o Brasil manteve a vantagem e parecia estar com a vaga nas mãos. Mas García empatou numa cobrança de falta, aos 38 minutos, aproveitando uma desatenção geral da equipe brasileira. O goleiro Cássio ainda estava orientando a barreira, e nem se mexeu.

Na prorrogação, os dois times sentiram o cansaço. Porém, a Espanha teve mais fôlego, principalmente para explorar os contra-ataques, descendo pelo lado direito da defesa brasileira, onde Ratinho deixava amplos espaços. Num deles, Capel cruzou para Bueno marcar, aos 11 minutos do primeiro tempo.

A seleção brasileira, sem condições físicas, criava poucas chances. Na melhor delas, Pato cruzou e Luiz Adriano, na pequena área, cabeceou em cima do goleiro.

Cada vez com mais facilidade para contra-atacar, a Espanha perdeu várias oportunidades cara a cara com Cássio. Mas acabou chegando ao quarto gol com López, aos 15 minutos do segundo tempo.

Ficha técnica: Brasil: Cássio, Amaral (Eduardo Ratinho), Luisão, Edson e Marcelo; Roberto, Ji Paraná, Leandro Lima e Willian (Carlos Eduardo); Alexandre Pato e Jô (Luiz Adriano). Técnico: Nelson Rodrigues.

Espanha: Adán, Barragán (Calvo), Valiente, Pique e Crespo; Garcia, Capel, Mata e Sunny (Bueno); Marcos (Granero) e Adrián López. Técnico: Ginés Meléndez.

Ábritro: Martin Hansson (SUE).

Cartões amarelos: Pato, Roberto, Edson, Luisão, Pique, Calvo e Crespo.

Cartão vermelho: Leandro Lima.

Gols: Leandro Lima, aos 38, Alexandre Pato, aos 41, e Pique, aos 42 minutos do primeiro tempo; García, aos 38 minutos do segundo tempo; Bueno, aos 11 minutos do primeiro tempo da prorrogação, e López, aos 15 minutos do segundo.

Hospedagem: UOL Host