UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

23/08/2008 - 16h35

Cuba desaprova a agressão de seu atleta do taekwondo contra juiz

Da AFP
Em Havana
As autoridades esportivas cubanas desaprovaram a atitude de seu atleta do taekwondo, Angel Valodia Matos, que agrediu o juiz ao ficar aborrecido com uma decisão arbitral, informa neste sábado um comunicado oficial.

"A agressão constitui uma violação do regulamento e uma grave infração da ética e das normas esportivos", assinala nota da Direção da Delegação Cubana nos XXIX Jogos Olímpicos, divulgada em Havana.

"Independente de ter sido injusta a decisão, nada justifica a agressão ao árbitro", acrescenta o texto.

A disputa da categoria acima de 80 kg do taekwondo nos Jogos Olímpicos de Pequim foi marcada pela confusão que envolveu o cubano, campeão olímpico em 2000.

Matos, que ganhava por 3-2 o cazque Arman Chilmanov, foi declarado perdedor quando pediu um minuto de tempo para receber tratamento por uma lesão, no que não foi atendido.

Junto com seu treinador, começaram a protestar contra o juiz e Matos socou o árbitro principal, enquanto que o técnico agrediu o juiz assistente.

Ele foi suspenso por toda a vida, ao lado de seu treinador, de todas as competições organizadas pela Federação Internacional de Taekwondo.

Nessa competição, o sul-coreano Cha Dong-min conquistou a medalha de ouro ao derrotar o grego Alexandros Nikolaidis, que também foi medalhista de prata em Atenas-2004.

Os medalhistas de bronze foram o cazaque Arman Chilmanov e o nigeriano Chika Yagazie Chukwumerije.

Hospedagem: UOL Host