UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

15/08/2008 - 03h02

Ginastas chinesas levantam debate sobre manipulação de idade nos Jogos

Da AFP
Em Pequim
Arne Ljungqvist, presidente da comissão médica do Comitê Olímpico Internacional (COI), declarou que é extremamente difícil provar cientificamente a idade de uma pessoa, em um comentário sobre as suspeitas de que algumas ginastas chinesas sejam menores de 16 anos, idade mínima exigida pelo COI para participação nos Jogos Olímpicos.

"É possível estabelecer cientificamente uma idade presumida, mas isso não possui valor a nível legal. A margem de erro é de um ano", explicou Ljungqvist.

No mês passado, o jornal americano The New York Times e alguns veículos de comunicação chineses levantaram dúvidas sobre a idade de He Kexin e Jiang Yuyuan, duas ginastas da equipe de ginástica que conquistou o ouro na quarta-feira.

"O diretor médico da Federação Internacional de Ginástica tem consciência do problema. Não afirmo que a idade das chinesas foi manipulada, mas digo que algo assim poderia acontecer", continuou Ljungqvist.

"Esse é um assunto estudado por muitas federações", concluiu, lembrando que a Federação Internacional de Atletismo (IAAF), da qual já foi vice-presidente, já comprovou manipulações desse tipo por meio de investigações.

Hospedagem: UOL Host