UOL Esporte Últimas Notícias
 
09/11/2009 - 09h00

Wada estuda novo teste contra o EPO

Folhapress
Em São Paulo
A Agência Mundial Mundial Antidoping (Wada) estuda um novo método para detectar no sangue a utilização no hormônio EPO (eritropoietina).

Em um simpósio sobre doping, em Tóquio, o vice-presidente da Wada, Arne Ljungqvist, explicou que o advento, ainda em fase de teste, pode ampliar o número de exames, que hoje são caros e complicados. "Queremos validar rapidamente esse processo", afirmou Arne

O novo método foi apresentado pelos pesquisadores no evento japonês. "Teremos, em breve, uma nova ferramenta que será muito mais eficiente nesta luta contra a EPO, incluindo as várias gerações [de EPO] que estão vindo", completou.

No organismo, a EPO é produzida pelos rins. Ela age nas células-tronco da medula óssea, aumentando a quantidade de glóbulos vermelhos. A intenção dos atletas com o uso da substância é aumentar o poder de recuperação.

No Brasil, a EPO ficou ainda mais conhecida neste ano por conta do maior caso de doping sistemático na história do atletismo nacional -com cinco competidores flagrados. No último mês, quatro ciclismo testaram positivo para o hormônio.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host