UOL Esporte Últimas Notícias
 
03/10/2009 - 09h01

Mais quatro cidades irão abrigar eventos dos Jogos de 2016

Martín Fernandez
Da Folhapress
Em São Paulo
Além do Rio de Janeiro, outras quatro cidades brasileiras vão abrigar eventos dos Jogos Olímpicos de 2016. Belo Horizonte, Brasília, Salvador e São Paulo serão sede dos torneios feminino e masculino de futebol.

Nas três primeiras, a expectativa é que a estrutura utilizada na Copa do Mundo de 2014 seja utilizada na Olimpíada. Em São Paulo, onde o Morumbi ainda não está garantido como palco do mundial de futebol por não ter se enquadrado ainda às exigências da Fifa, o governo estadual enviou um projeto de lei para a Assembleia Legislativa, que prevê até a construção de um novo estádio para o megaevento.

O artigo 12 da proposta do governador José Serra diz que "o Estado procederá a avaliações de ordem financeira e orçamentária com vistas a viabilizar a execução de projetos." Um dos pontos citados no projeto é "construção e viabilização de instalações desportivas". Segundo o secretário estadual de Esportes, Claury Alves, a intenção inicial não é construir um estádio, mas apenas estar preparado para todas as possibilidades.

O projeto já foi aprovado nas comissões de constituição e justiça e esportes da Assembleia Legislativa. Na terça-feira, deve ser aprovado na Comissão de Finanças e poderá ser votado em plenário. A tendência é que seja aprovado.

"Mas isso não quer dizer que um estádio será construído", observa o deputado Edson Giriboni (PV), da Comissão de Finanças, que deu parecer favorável ao projeto. "Para isso, precisa haver previsão de orçamento, e por enquanto não há."

O São Paulo publicou nota oficial em seu site ontem à tarde, na qual "confirma que as competições serão realizadas no estádio do Morumbi".
A lei da meia-entrada será suspensa durante a disputa de jogos em São Paulo.

Em Minas Gerais e na Bahia, projetos similares, mas sem a previsão de construção de arenas, foram aprovados pelas Assembleias Legislativas locais. Segundo o secretário de Esportes de Minas, Gustavo Correia, o Estado não gastará nada com a realização de eventos olímpicos em Belo Horizonte. "Vamos usar a mesma estrutura da Copa de 2014", diz. "Estádio, centro de treinamento, hotelaria, tudo já estará pronto."

Na Bahia, o projeto do governador Jacques Wagner já virou lei, que prevê suspensão das aulas durante os Jogos. Em Salvador, serão criadas as "faixas de tráfego olímpicas", de uso exclusivo "da organização e dos participantes" da Olimpíada.

O gerente-adjunto do projeto Copa Brasília, Sergio Lima da Graça, diz que toda a estrutura de 2014 será aproveitada no DF. "O Mané Garrincha será o palco das partidas e não haverá nenhum investimento extra."

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host