UOL Esporte Últimas Notícias
 
29/09/2009 - 07h00

Discurso de Lula é apontado arma decisiva na campanha do Rio-2016

Lello Lopes
Em Copenhague
O Rio de Janeiro já definiu qual será a sua principal arma na apresentação final aos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI): o presidente Lula. É no carisma do mandatário do país que a candidatura carioca aposta para ganhar os últimos votos na eleição de sexta-feira, que definirá a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Para isso, o Rio espera que o presidente consiga repetir o efeito de sua apresentação no último encontro com os membros do COI, em junho, na Suíça. "Foi uma obra impressionante o que o presidente Lula fez", disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da candidatura do Rio a sede dos Jogos Olímpicas.

Um discurso apaixonado de Lula, que casaria com o lema "Viva sua paixão" escolhido para os Jogos, serviria para neutralizar a presença do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmada nesta segunda-feira pela Casa Branca.

Lula é um dos maiores defensores da campanha do Rio. Além de colocar o governo federal na estrutura do projeto desde o início, o presidente também pediu votos por onde passou. Na última semana, por exemplo, Lula tentou angariar apoio dos países latino-americanos. O presidente chegará a Copenhague na quarta-feira.

O comitê da candidatura do Rio vai dar orientações gerais ao presidente. "Como a gente sabe mais ou menos o que ele gosta de falar a gente reserva o assunto", disse Nuzman, sem entrar em detalhes. Entretanto, o principal ponto das conversas de Lula sobre a Olimpíada é a importância de trazer os Jogos pela primeira vez para a América do Sul.

O segredo, aliás, é a marca da apresentação. "Nós não revelamos o que vamos fazer, e eles também não". O comitê tem um grupo de 60 pessoas aptas a falar, mas ninguém está confirmado oficialmente. Estarão em Copenhague atletas do porte de Daiane dos Santos, Torben Grael, César Cielo e Gustavo Kuerten. Todos eles podem ser porta-vozes oficiais da candidatura. Além de Lula, Pelé e o diretor Fernando Meirelles, que fez um filme sobre a candidatura carioca, são nomes certos na apresentação.

A apresentação das cidades candidatas será a última etapa da campanha para a escolha da sede olímpica. O Rio de Janeiro será o terceiro a se defender na frente dos membros do COI, depois de Chicago e Tóquio. Madri encerrará as apresentações, momentos antes da sede ser escolhida.

"As coisas mais difíceis para as quatro cidades é o que vamos falar de diferente daquilo que foi dito em Lausanne", analisou Nuzman. "Basta uma pergunta ruim para se prejudicar. Tem gente que decide na última hora. A apresentação é muito importante", completou.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host