UOL Esporte Últimas Notícias
 
25/07/2009 - 15h03

Massa foi operado e passa bem após grave acidente na Hungria

BUDAPESTE, Hungria, 25 Jul 2009 (AFP) - O brasileiro Felipe Massa, que sofreu um grave acidente neste sábado em Budapeste durante o classificatório para o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1, foi submetido a uma cirurgia para a remoção de fragmentos ósseos da face e passa bem, mas ficará um tempo em observação na UTI do hospital AEK da capital húngara, para onde foi transportado de helicóptero após a batida, e perderá a corrida de domingo.

Durante a operação, que foi um sucesso, a Ferrari publicou um comunicado confirmando que o brasileiro estava bem. "Ele estava consciente quando chegou ao hospital", ressaltou.

"Um exame médico revelou um corte na testa, uma lesão na parte esquerda do crânio e uma comoção cerebral", disse a Scuderia.

"A operação foi um sucesso, e Felipe vai ficar agora em observação na UTI", declarou a equipe italiana, confirmando que devido à gravidade do acidente, o brasileiro não disputará o GP da Hungria.

Mais notícias do piloto serão dadas domingo pela manhã, encerrou a Scuderia.

O pai, a mãe e a esposa de Massa, Raffaela, grávida de cinco meses, viajaram na tarde deste sábado a Budapeste.

O acidente aconteceu neste sábado no circuito de Hungaroring durante a segunda rodada do classificatório. Antes da quarta curva, Massa foi atingido na cabeça por uma mola de amortecedor procedente da Brawn GP de seu compatriota Rubens Barrichello, perdeu o controle do carro e saiu da pista em alta velocidade, batendo de frente em uma barreira de contenção de pneus. O bico do Ferrari ficou completamente destruído.

O capacete de Massa se chocou violentamente com o volante na hora do impacto. O piloto ficou desacordado enquanto duas ambulâncias chegavam rapidamente ao local.

Dez minutos depois da batida, Massa ainda estava dentro do veículo.

De acordo com Barrichello, ele estava "consciente" e "muito agitado" no Centro Médico da pista de Hungaroring, para onde foi levado antes de ser levado de helicóptero para o hospital AEK de Budapeste. Ainda segundo Rubinho, Massa tinha um corte na testa. Imagens mostraram o brasileiro sendo removido de maca e levando a mão à cabeça.

Fotos tiradas em Hungaroring confirmaram que Massa sofreu um corte profundo no supercílio do olho esquerdo quando seu capacete foi atingido pela peça do Brawn GP de Barrichello.

A terceira sessão do classificatório chegou a ser suspensa por cerca de 30 minutos depois do acidente. Com um tempo de 1:21.569, o espanhol Fernando Alonso, da Renault, acabou faturando a pole position, superando Sebastian Vettel e Mark Webber, ambos da Red Bull.

Lewis Hamilton, da McLaren, largará da quarta posição.

Barrichello sairá do 12º lugar, e Nelsinho Piquet, companheiro de Alonso na Renault, do 14º.

Como se não bastasse o acidente de Massa, o classificatório ainda foi mercado por uma pane nos computadores que apagou momentaneamente os resultados dos pilotos, que ficaram sem saber quem tinha levado a pole. Após alguns minutos de indefinição, Alonso pôde festejar a 18ª pole position de sua carreira, a primeira nesta temporada.

"O carro melhorou nas últimas semanas. Finalmente somos competitivos", vibrou o espanhol, bicampeão mundial em 2005 e 2006.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host