UOL Esporte Últimas Notícias
 
26/06/2009 - 08h55

Equipe olímpica da China conquista prêmio Laureus do esporte

Do UOL Esporte
Em São Paulo
As 51 medalhas de ouro, 21 de prata e 28 de bronze conquistadas pela China nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, foram determinantes para que a equipe olímpica fosse agraciada com o prêmio Laureus de 2009, nesta sexta-feira. A premiação é a apontada como o "Oscar" do mundo esportivo.

A equipe olímpica chinesa superou outros 46 indicados ao prêmio, que incluíam os times de futebol do Manchester United e a seleção da Espanha, a equipe olímpica britânica de ciclismo, a equipe de atletismo da Jamaica e o Boston Celtics, campeão da NBA em 2008, entre outros.

"Para mim, uma das coisas mais fantásticas foi a paixão e determinação dos atletas chineses que produziram tantas performances épicas, não apenas nos esportes em que nós sabíamos que eles eram bons, mas naquelas modalidades onde não se esperava que a China fosse tão bem", comentou o presidente da academia Laureus, Ed Moses.

Membro da academia Laureus e integrante do comitê organizador dos Jogos, Deng Yaping comemorou o prêmio, afirmando que se trata de um "reconhecimento não só para os atletas, membros das delegações e técnicos, mas para toda a nação". Além de Yaping, três vezes campeão olímpico no tênis-de-mesa, a cerimônia contou com outros seis medalhas de ouro chineses que representaram os 639 atletas da equipe.

Considerado o "Oscar" do mundo esportivo, o evento deste ano foi cancelado para dar lugar à cerimônias individuais em virtude da crise econômica mundial. A medida economizou cerca de três milhões de euros, que serão doados a uma fundação dirigida pela academia Laureus.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host