UOL Esporte Últimas Notícias
 
04/05/2009 - 19h29

Rio-2016 pode denunciar Madri por espionagem ao COI

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
Um caso de espionagem pode fazer com que o Rio de Janeiro peça a exclusão de Madri da corrida para receber os Jogos Olímpicos de 2016. No último sábado, o comitê de candidatura carioca retirou a credencial de um jornalista britânico, que estava no Brasil credenciado por uma agência internacional, mas era empregado da agência de relações públicas da candidatura de Madri.

Divulgação
Na última semana o Rio de Janeiro apresentou apresentou seu projeto ao COI
VEJA MAIS FOTOS DO PROJETO
Segundo a assessoria de imprensa do Rio-2016, o nome do jornalista é Simon Walsh. Ele estava credenciado pela agência espanhola EFE e se apresentou no Rio como correspondente em Londres do órgão de comunicação. Quando a matriz da EFE, em Madri, negou que Walsh estivesse trabalhando para a agência, os brasileiros impediram que o britânico seguisse acompanhando os trabalhos da visita de inspeção do COI à capital fluminense, que terminou no último domingo.

A suspeita de que Walsh não estivesse trabalhando para a agência espanhola surgiu quando o correspondente no Rio de Janeiro negou que a matriz em Madri tivesse mandado um enviado para a visita. Além disso, ele foi convidado para uma entrevista com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na quinta-feira, mas foi barrado pelo planalto - apenas seis membros da imprensa internacional participaram desse encontro com Lula.

Os problemas de Madri podem começar caso a candidatura brasileira denuncie o caso à comissão de ética do COI. Madrid-2016 já negou que Walsh seja um espião. Ele, no entanto, assinou material de divulgação da campanha espanhola que foi enviada para a imprensa internacional.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host