UOL Esporte Últimas Notícias
 
08/10/2008 - 08h45

Campeão olímpico se diz surpreso em ser único gay dos Jogos de Pequim

Das agências internacionais
Em Sydney (AUS)
O australiano Matthew Mitcham se destacou nos Jogos Olímpicos de Pequim ao conseguir incríveis quatro notas 10 em sua última apresentação e abocanhar a medalha de ouro na prova da plataforma de 10 metros dos saltos ornamentais, impedindo que a China ficasse com as oito medalhas douradas distribuídas pela modalidade nas Olimpíadas. No entanto, o jovem atleta de 20 anos chamou a atenção mais tarde ao admitir sua homossexualidade.

Nesta quarta-feira, em entrevista ao jornal Sydney Morning Herald, o saltador se disse surpreso em ser o único gay assumido dos Jogos de Pequim. Entretanto, afirmou que entendia a posição daqueles que não falam abertamente sobre sua opção.

"Fiquei realmente surpreso em ser o único homem assumido nos Jogos de Pequim. Isso é um pouco triste, eu acho, porque, estatisticamente, deveria haver muito mais. Mas isso é uma decisão de cada um", opinou o australiano. "Não vou pressionar ninguém a sair do armário, porque essa é uma escolha pessoal. Eu estou orgulhoso de estar do lado de fora".

Bem resolvido em relação a sua opção sexual, Mitcham está ocupado, agora, com a preparação para os Jogos de Londres-2012. De olho no futuro, o atleta já tem um novo empresário, Dave Flaskas, que cuidou da carreira do multimedalhista nadador australiano Ian Thorpe e tem, entre outros clientes, o ciclista Cadel Evans e a nadadora Leisel Jones.

Além disso, o saltador já assinou contrato de patrocínio com algumas empresas, o que lhe dá chance de apenas treinar sem ter que dividir o tempo com alguma atividade profissional, como ele fazia na preparação para Pequim.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host