UOL Esporte Últimas Notícias
 
08/10/2008 - 07h54

COI testará novamente as amostras antidoping dos Jogos de Pequim

Das agências internacionais
Em Lausanne (SUI)*
O Comitê Olímpico Internacional anunciou nesta quarta-feira que todas as amostras colhidas de atletas durante os Jogos Olímpicos de Pequim para testes antidoping serão novamente analisadas.

Segundo a porta-voz da entidade, Emmanuelle Moreau, o objetivo é procurar indícios de Cera, uma nova versão do hormônio EPO. A subtância melhora a performance dos atletas ao aumentar a capacidade de armazenamento de oxigênio dentro das células do sangue.

Agora, as mais de cinco mil amostras testadas durante as Olimpíadas serão enviadas para o laboratório de Lausanne (Suíça), credenciado pela Agência Mundial Antidopagem (Wada), e analisadas novamente em busca da Cera.

Até então, nove casos de doping foram confirmados em Pequim, incluindo o teste positivo do cavalo Rufus, que custou suspensão de quatro meses ao brasileiro Rodrigo Pessoa, campeão olímpico em Atenas-2004. Há ainda outros três casos pendentes.

O anúncio do COI acontece dois dias depois de a Agência Francesa Antidopagem confirmar o teste positivo para essa mesma substância dos ciclistas italianos Leonardo Piepoli e Riccardo Ricco e do alemão Stefan Schumacher durante a última Volta da França. Os dois flagrantes foram possíveis por meio de um novo método aplicado pelo laboratório francês de Chatenay-Malabry.

O surgimento de novos casos de doping dentro do ciclismo, aliás, voltou a gerar incerteza dentro do COI quanto à permanência do esporte nos Jogos Olímpicos. Na última terça, o vice-presidente da entidade, Thomas Bach, declarou que o futuro do ciclismo de estrada estará seriamente ameaçado até que a modalidade consiga limpar sua imagem.

"O COI continuará apoiando a União Ciclística Internacional (UCI) e qualquer outra federação assim como continuará desenvolvendo medidas significativas e esforços para combater o doping", resumiu Emmanuelle Moreau em comunicado oficial do Comitê nesta quarta-feira.

*Atualizada às 8h33

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host