UOL Esporte Últimas Notícias
 
19/10/2007 - 18h48

Argentina bate a França e é terceira na Copa do Mundo de rúgbi

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Argentina venceu a França por 34 a 10 e conseguiu conquistar o terceiro lugar da Copa do Mundo de rúgbi. O jogo foi disputado nesta sexta-feira, no estádio Parque dos Príncipes, em Paris e foi uma reedição da primeira partida da Copa, em que a Argentina derrotou a Franca por 17 a 12.

Como era de se esperar, o jogo começou bastante disputado e com demonstrações de nervosismo de ambos os lados. A França queria vencer em casa e mostrar que a derrota para a Argentina na primeira fase havia sido um acaso. Entretanto, com o passar do tempo, a Argentina se mostrou mais bem preparada, principalmente na defesa, e conseguiu derrotar os donos da casa.

AFP
Felipe Contepomi comemora try dos Pumas que conquistaram o terceiro lugar na Copa
VEJA FOTOS DA PARTIDA
O primeiro tempo começou bastante truncado, com mais jogadas feitas pelo scrum, os jogadores mais pesados. A linha, formada pelos jogadores mais leves e ágeis era mais utilizada em jogadas de contra-ataque. E foi por conta dos constantes choques nas disputas de rucks (formação para disputar a bola no chão) e mauls (formação para disputar a bola em pé) que o clima esquentou e não foi raro ver socos e pontapés dos dois lados.

Aos 17 minutos, depois da marcação de um pênalti para a França, Elissalde resolveu chutar aos paus e converteu os três primeiros pontos da partida. Felipe Contepomi conseguiu devolver o chute e empatar a partida, após um pênalti cometido pelos franceses a pouco mais de cinco metros da linha de try.

Aos 29 minutos a linha argentina e, principalmente o médio-scrum Augustín Pichot, conseguiu articular uma bela jogada que resultou no try de Felipe Contepomi no lado esquerdo do campo. O próprio Felipe Contepomi converteu o chute, somando mais dois pontos no placar. A Argentina ainda se colocou mais sete pontos na frente, quanto o pilar Omar Hasan marcou mais um try e Felipe Contepomi conseguiu chutar entre os paus.

A Argentina chegou na disputa do terceiro lugar depois de perder para a África do Sul por 37 a 13. Já a França perdeu para a Inglaterra por 14 a 9 em um jogo que foi decidido nos cinco minutos finais. Os pontos que deram a vitória aos ingleses saíram dos pés do principal jogador da Inglaterra e o maior pontuador da história da Copa do Mundo, Johnny Wilkinson.
NAS SEMIFINAIS...
O primeiro tempo terminou com um ostensivo ataque francês e uma bela demonstração da defesa argentina, que por cerca de dez minutos segurou os adversários e menos de um metro da linha de try.

Os times entraram para jogar a segunda etapa com um jogador a menos. Isso porque, ao final do primeiro tempo, o árbitro puniu um jogador de cada lado com um cartão amarelo, que obriga o jogador ficar fora de campo por 10 minutos.

No segundo tempo, a França atacou pouco. O resultado da apatia francesa começou a aparecer aos 13 minutos de jogo, quando o fullback argentino Corleto conseguiu roubar uma bola francesa e armou o contra-ataque, que resultou em mais um try, dessa vez do ponta Aramburu. O jogo ficou praticamente definido quando Corleto marcou mais um try em um belo contra-ataque argentino.

O placar foi diminuído por Poitrenaud que se esquivou da defesa argentina e marcou um try aos 29 minutos de jogo. Beauxis chutou a conversão e conseguiu mais dois pontos para os "bleus". Entretanto, já não havia muito tempo para o time de Bernard Laporte. E faltando menos de quatro minutos para o final da partida, Felipe Contepomi conseguiu marcar mais um try, acertando também o chute.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host