UOL Esporte Últimas Notícias
 
05/06/2007 - 19h06

Parte do logo de Londres-2012 é retirado do ar por temor de epilepsia

Das agências internacionais
Em Londres (Inglaterra)
Um dia após ser oficialmente apresentado, o logotipo das Olimpíadas-2012, em Londres, já causa polêmica. Parte das imagens foi retirada do ar nesta terça-feira, por haver indícios de que poderia provocar ataques de epilepsia foto sensitiva.

Crédito
Apresentado pelo ex-corredor Sebastian Coe e pela cantora Jamelia, o logotipo oficial das Olimpíadas de 2012, em Londres, foi alvo de várias críticas de especialistas.

Formado por figuras geométricas que se combinam para formar o número 2012 nas cores rosa, azul, verde e laranja, o símbolo foi feito para contentar principalmente o público jovem.
LEIA MAIS
Após receber uma advertência da Charity Epilepsy Action, uma organização que combate a doença, o comitê responsável pelos Jogos anunciou que reeditará o logotipo. Segundo a fundação, pessoas que tiveram acesso à imagem ligaram para dizer que sofreram surtos epiléticos.

Ex-corredor, o britânico Sebastian Coe foi o encarregado de apresentar o símbolo que acumulou comentários negativos de órgãos de imprensa local.

Segundo a entidade, as 23 mil pessoas que sofrem de epilepsia foto sensitiva no Reino Unido podem ser diretamente afetadas se visualizarem o desenho.

Além da organização, o especialista Graham Harding, que criou um sistema de prova para medir os níveis de foto sensibilidade em peças televisivas, afirmou à BBC que o logotipo não deveria ser utilizado sem passar pelos controles da máquina utilizada na indústria audiovisual.

Um porta-voz da organização dos Jogos de Londres informou que este é um assunto muito sério e esclareceu que as preocupações iniciais giravam em torno de uma peça produzida com animação que seria utilizada em parte do evento de apresentação do logo e que não faz parte do símbolo.

A mesma fonte enfatizou que o problema estaria em um trecho em que mostrava um mergulhador em uma piscina, onde havia efeito de ondas multicolores.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host