Topo

Fifa abre janela especial para jogadores estrangeiros na Rússia

Fifa abre janela de transferências por guerra entre Rússia e Ucrânia - Arnd Wiegmann
Fifa abre janela de transferências por guerra entre Rússia e Ucrânia Imagem: Arnd Wiegmann

07/03/2022 17h36

A Fifa (entidade máxima do futebol) informou hoje que abrirá uma janela de transferência especial para jogadores estrangeiros retidos na Rússia por causa da invasão da Ucrânia. O objetivo é facilitar a saída de atletas e treinadores que não cheguem a acordo com os respectivos clubes até esta quinta-feira.

Em comunicado, a Fifa afirmou que jogadores e treinadores estrangeiros "terão o direito de suspender unilateralmente seus contratos de trabalho com os clubes" até o fim da temporada russa, em 30 de junho, e serão considerados "sem contrato" durante este período.

"Para facilitar a saída de jogadores e treinadores estrangeiros da Rússia, caso os clubes afiliados à União de Futebol da Rússia (FUR) não cheguem a um acordo mútuo com seus respectivos jogadores e treinadores estrangeiros antes ou em 10 de março de 2022 (...), os jogadores e treinadores estrangeiros terão o direito de suspender unilateralmente seus contratos de trabalho com os clubes afiliados à FUR em questão até o final da temporada na Rússia", comunicou a Fifa.

"A suspensão de um contrato (...) significará que jogadores e treinadores serão considerados 'sem contrato' até 30 de junho de 2022 e, portanto, terão a liberdade de assinar um contrato com outro clube sem enfrentar consequências de qualquer tipo", completou.

Após 30 de junho, os atletas que se transferirem para outros clubes nesta janela especial deverão retornar aos times russos, a menos que haja um acordo de empréstimo estendido ou de venda com a agremiação que adquiriu o atleta durante a exceção.

Conforme apurou o UOL Esporte, a direção da Fifa entendeu que como não há conflitos dentro da Rússia, apenas em território da Ucrânia, os jogadores de times russos que não se sentirem seguros poderiam ter dificuldade em chegar a um acordo pela suspensão. Apesar de a Fifa ter suspendido a Rússia de competições internacionais, o campeonato local está ocorrendo normalmente.