Topo

Masi, da FIA, faz alerta sobre colisão antes de duelo pelo título da F1

09/12/2021 10h39

Por Abhishek Takle

(Reuters) - Os pilotos de Fórmula 1 podem ser suspensos ou perder todos os pontos por dirigir de maneira antidesportiva, alertou o diretor de corrida da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Michael Masi, antes da batalha pelo título mundial da categoria no domingo, no Grande Prêmio de Abu Dhabi.

Lewis Hamilton da Mercedes, de 36 anos, e seu rival da Red Bull Max Verstappen, de 24 anos, chegam à corrida final na pista de Yas Marina empatados em pontos, mas Verstappen está na frente com 9 vitórias contra 8, o que o tornaria campeão caso ambos não consigam marcar pontos.

A dupla colidiu três vezes nesta temporada, incluindo na última corrida na Arábia Saudita, levantando preocupações sobre uma temporada emocionante que se encerraria com uma colisão.

No entanto, ao delinear os artigos do Código Desportivo Internacional do esporte relativos à conduta "antidesportiva" e as penalidades para tal comportamento, Masi enviou uma advertência clara de que tal cenário poderá resultar em consequências graves.

"Em particular, gostaria de lembrá-los dos seguintes artigos detalhados abaixo", disse o australiano em suas notas de evento nesta quinta-feira.

Ele destacou o Artigo 12.2.1l, que trata de "qualquer infração aos princípios de justiça na competição, comportamento de maneira antidesportiva ou tentativa de influenciar o resultado de uma competição de forma contrária à ética esportiva".

Masi também mencionou o Artigo 12.4.5 que fala das penalidades que comissários podem impor, incluindo "suspensão para uma ou mais competições, retirada de pontos para o campeonato, copa, desafio, troféu, série".

(Por Abhishek Takle)