PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Futebol colombiano investiga manipulação de resultado após jogo suspeito

06/12/2021 18h42

BOGOTÁ (Reuters) - A liga colombiana de futebol abriu uma investigação, nesta segunda-feira, sobre uma possível manipulação de resultados, dois dias após um escândalo sobre uma partida da segunda divisão ter causado uma indignação generalizada no país.

O clube de segunda divisão Llaneros jogou com o Unión Magdalena em casa no sábado e vencia por 1 x 0 até os 50 minutos do segundo tempo, quando os visitantes marcaram dois gols consecutivos.

O vídeo do gol da vitória mostra os jogadores do Llaneros aparentemente apoiando seus adversários e permitindo que eles fizessem o gol.

O resultado significou que o Unión Magdalena foi promovido para a primeira divisão à frente do Fortaleza, que perdeu por 2 x 1 em casa para Bogotá na mesma noite.

"Apesar dos fatos evidentes que todos os colombianos e o mundo inteiro viram, vamos respeitar o devido processo e vamos agir dentro dos regulamentos e estatutos que temos aqui na Colômbia e na Fifa", disse o presidente da liga colombiana, Fernando Jaramillo, ao anunciar a investigação.

Se for descoberto que os clubes violaram a integridade esportiva, eles correm o risco de serem expulsos do campeonato, acrescentou Jaramillo.

Em um comunicado na noite de sábado, o Llaneros saudou uma investigação independente e disse que estava empreendendo sua própria investigação. O Unión Magdalena não respondeu a pedidos de comentários.

Jaramillo também disse que pediria às autoridades policiais que investiguem se algum crime foi cometido.

O presidente do país, Ivan Duque, foi um dos muitos colombianos que comentaram sobre o jogo. Duque chamou-o de "uma vergonha nacional", e os jogadores da seleção chegaram à mesma conclusão, com Juan Cuadrado, da Juventus, expressando seu repúdio aos acontecimentos.

Esporte