Topo

Conexão com Milan ajuda projeto do Monza, de Berlusconi, rumo à Série A na Itália

26/01/2021 16h04

Por Peter Hall

(Reuters) - O Monza, clube da segunda divisão italiana, foi promovido à Série B em junho passado, após uma ausência de 19 anos, mas com a ajuda de alguns nomes conhecidos, dentro e fora do campo, eles sonham em alcançar a divisão de elite pela primeira vez na Lombardia.

Localizada a cerca de 15 quilômetros de Milão, é difícil atrair a atenção de torcedores dos gigantes do futebol da cidade, Inter de Milão e Milan, mas o Monza está fazendo o possível.

Comprado pelo ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi em 2018, o Monza está em segundo lugar na Série B no meio da temporada, depois da vitória de segunda-feira sobre o Brescia. É um território desconhecido para uma equipe que nunca competiu na Série A e nem acima da terceira divisão desde 2000-01.

Berlusconi foi proprietário do Milan por três décadas durante o período de maior sucesso do clube e, junto com o presidente-executivo do Monza, Adriano Galliani, CEO de Berlusconi nos anos de glória do Milan, o dirigente de 84 anos se voltou para alguns rostos familiares para liderar seu mais recente projeto.

O ex-atacante do Milan e do Manchester City Mario Balotelli marcou gol em sua estreia no Monza no mês passado antes de se machucar, enquanto outro ex-atacante do Milan, Kevin-Prince Boateng, está revitalizando sua carreira na Lombardia.

O veterano zagueiro Gabriel Paletta completa um trio de ex-jogadores do Milan que está causando impacto nos arredores da cidade, enquanto o técnico Cristian Brocchi também foi um jogador rossonero e teve um curto período como técnico no San Siro em 2016.

"Eles (Balotelli e Boateng) chegaram aqui na Série B graças ao relacionamento que tiveram com Berlusconi e Galliani e até comigo como técnico", disse Brocchi ao Stats Perform News nesta semana.

"Eles se adaptaram muito bem, treinam sempre forte, lideram pelo exemplo mostrando a vontade de levar Berlusconi, Galliani, eu e o Monza para a Série A."

(Reportagem de Peter Hall em Leeds)