Topo

Técnico do PSG debaterá tensões franco-turcas com time antes de jogo da Liga dos Campeões

27/10/2020 16h23

ISTAMBUL (Reuters) - O técnico do Paris St Germain, Thomas Tuchel, disse que debaterá as tensões diplomáticas entre a França e a Turquia antes do jogo da Liga dos Campeões no campo do Istanbul Basaksehir na quarta-feira.

O presidente turco, Tayyip Erdogan, pediu na segunda-feira que seus compatriotas boicotem produtos franceses, e exortou líderes da União Europeia a deterem a agenda "anti-Islã" do líder da França, Emmanuel Macron.

"Não conversei com os jogadores, mas talvez conversemos sobre isso, porque não somos só jogadores de futebol. Disse que estou triste de não podermos viver juntos em harmonia, então conversaremos sobre isso, iremos debatê-lo com os jogadores, mas não muito, porque precisamos nos concentrar no jogo", disse o alemão Tuchel em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira.

Macron prometeu combater o "separatismo islâmico", que diz estar ameaçando dominar algumas comunidades muçulmanas francesas.

A França ficou abalada com a decapitação de um professor pelas mãos de um militante islâmico que quis se vingar do uso de caricaturas do profeta Maomé em uma aula sobre liberdade de expressão.

O capitão do PSG, Presnel Kimpembe, disse não sentir tensão antes do jogo.

"Não sinto nenhuma tensão. Somos jogadores de futebol, e contanto que a Uefa diga que podemos jogar aqui, chegamos para jogar nossa partida e vamos para casa. Está fora de nossas mãos", disse Kimpembe.

Os campeões franceses estão sob pressão, já que perderam seu primeiro jogo no Grupo H para o Manchester United em casa na semana passada.

(Por Julien Pretot; reportagem adicional deTuvan Gumrukcu e Ece Toksabay)