Topo

Clássico sem público reflete crise atual de Real Madrid e Barcelona

22/10/2020 11h45

MADRI (Reuters) - Na Espanha, a expressão "El Clasico" costuma ser um sinônimo de grandeza. O jogo, marcado para sábado e que foi transferido para o horário incomum das 16h locais para satisfazer os mercados globais de televisão, provavelmente ainda é a partida de futebol de clubes mais assistida.

Mas um olhar para Real Madrid e Barcelona no momento desperta dúvidas sobre o futuro de ambos.

Nenhum deles tem impressionado muito ultimamente, os dois perderam seus últimos jogos no Campeonato Espanhol para oponentes humildes e há quem questione se este será o clássico menos qualificado em um longo tempo.

Lionel Messi, principal estrela do Barça, passou a pré-temporada inteira tentando rescindir seu contrato com o clube sem sucesso --e parece cada vez mais provável que este será o último jogo do atacante argentino em casa contra o Real na liga espanhola, a menos que ocorra uma grade mudança de opinião.

É verdade que parece injusto que um jogador que deu tanta alegria ao time ao longo dos anos jogue seu derradeiro clássico a portas fechadas e em uma disputa do que pode ser o Real mais frágil de sua carreira contra um Barcelona nada memorável.

Mas talvez a maior dúvida para o Barça seja o que o clube fará quando seu capitão finalmente partir.

Trata-se de um reflexo do estado ao qual os dois clubes se permitiram regredir, e um mundo de distância do auge do confronto de uma década atrás, que opunha Pep Guardiola a José Mourinho.

(Por Joseph Cassinelli)