Topo

Camisa que Kobe Bryant usou em temporada de MVP será exposta no Museu Smithsonian

20/10/2020 11h21

(Reuters) - A camisa que Kobe Bryant, lenda da NBA, usou na campanha de 2008, quando conquistou seu único prêmio de Jogador Mais Valioso em uma temporada regular, será exposta no Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana do Smithsonian (NMAAHC) em Washington.

Bryant, ícone do Los Angeles Lakers e cinco vezes campeão da NBA, estava com 41 anos quando morreu em uma queda de helicóptero em janeiro ao lado da filha de 13 anos, Gianna, e sete outras pessoas.

Bryant usou a camisa no Jogo 5 das Finais da NBA contra o Boston Celtics, uma série que os Lakers acabaram perdendo. Posteriormente, Bryant levou o time a dois títulos consecutivos em 2009 e 2010. Ele doou a camisa ao museu em 2017.

"As contribuições de Kobe dentro e fora da quadra são notáveis", disse o diretor interino do museu, Spencer Crew, em um comunicado. "Como doador fundador, ele entendia o significado deste museu para a nação e o mundo."

"Depois de adiar a instalação de março devido à Covid-19, acreditamos que agora é o momento perfeito da história para homenagear sua memória exibindo sua camisa em público."

O museu disse que a Fundação Familiar Kobe e Vanessa Bryant doou ao menos 1 milhão de dólares ao NMAAHC, que mostra o impacto dos afro-norte-americanos na história.

(Por Rohith Nair em Bengaluru)