Topo

Nadal parte em busca de recorde em Roland Garros com vitória fácil na 1ª rodada

28/09/2020 18h50

Por Julien Pretot

PARIS (Reuters) - O mestre do saibro, Rafael Nadal, iniciou a busca por um 13º título inédito em Roland Garros com uma vitória tranquila de 6-4, 6-4 e 6-2 sobre o bielorrusso Egor Gerasimov na primeira rodada nesta segunda-feira.

O espanhol, que almeja igualar o recorde de 20 troféus de simples de Roger Federer em Grand Slams, está acostumado com inícios lentos no Aberto da França, e a estreia deste ano não foi diferente.

Na quadra Philippe Chatrier reformada, cujo teto permaneceu aberto todo o tempo, Nadal converteu todos seus cinco pontos de quebra e vai enfrentar o norte-americano Mackenzie McDonald na segunda rodada.

O segundo cabeça de chave, que se queixou que as bolas novas são pesadas demais, não pareceu muito incomodado diante dos cerca de 200 torcedores, encerrando a partida com um winner de saque.

"Quero disputar partidas com uma atitude positiva. É um Roland Garros diferente, com condições climáticas desafiadoras", disse Nadal.

Vendo seu topspin ter um efeito menos devastador no piso mais pesado de saibro, Nadal teve que se adaptar e jogar mais agressivamente do que o normal, batendo a bola mais cedo para desestabilizar seu oponente, tática que funcionou perfeitamente.

Ele quebrou o serviço no quinto game e fechou o set inicial com firmeza, voltando a ter uma quebra de saque no terceiro game do segundo set.

Com uma montanha a escalar depois de ficar dois sets atrás, foi a vez de Gerasimov quebrar e abrir 2-0 no terceiro set. Mas Nadal logo retomou o controle e empatou em 2-2. Gerasimov ainda torceu o tornozelo no ponto final do quarto game.

O ânimo de Gerasimov esmoreceu diante da pressão de Nadal para selar uma vitória e se aproximar mais de uma semifinal em potencial contra Dominic Thiem, vice-campeão em 2019.