Topo

Eliminatórias Sul-Americanas

Conmebol confirma início das Eliminatórias para a Copa do Qatar em outubro

Eliminatórias deveriam ter começado em março, mas foram adiadas devido à pandemia do novo coronavírus - Xinhua/Luciana Granovsky/TELAM
Eliminatórias deveriam ter começado em março, mas foram adiadas devido à pandemia do novo coronavírus Imagem: Xinhua/Luciana Granovsky/TELAM

Daniela Desantis

Em Assunção (Paraguai)

15/09/2020 16h26

A eliminatória sul-americana para Copa do Mundo do Qatar de 2022 começará em outubro, confirmou hoje a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), apesar das preocupações com a organização das partidas em meio à pandemia do novo coronavírus.

Dirigentes do organismo realizaram uma videoconferência com o presidente da Fifa (Federação Internacional de Futebol), Gianni Infantino, para debater a disponibilização dos jogadores dos clubes para as seleções, que se tornou um obstáculo para a retomada da disputa.

"As datas das primeiras partidas - 8 e 13 de outubro - foram ratificadas no encontro, e o presidente Infantino manifestou a vontade da Fifa de que todas as seleções nacionais cheguem em igualdade de condições", disse a Conmebol em um comunicado.

A Conmebol quer o respaldo da Fifa para que os clubes europeus liberem os jogadores, apesar do temor de viajarem à região mais afetada do mundo pela covid-19.

O torneio deveria ter começado em março, mas foi adiado quando surgiram os primeiros contágios e os países da região adotaram restrições para evitar a propagação do vírus. A competição foi remarcada para setembro e, por fim, para outubro.

A América Latina é a região mais atingida pela pandemia, que já infectou mais de 29,4 milhões de pessoas e provocou a morte de mais de 900 mil em todo o planeta, segundo contagem da Reuters. 28% dos casos e um terço das mortes registradas em nível global se encontram no subcontinente.