Topo

Inglês - 2020/2021

Campeonato Inglês se esquiva e troca slogan 'Black Lives Matter' nas camisas

Jogadores do Campeonato Inglês aderiram ao movimento Black Lives Matter, mas organização substituiu slogan por entender "motivações políticas" - Michael Steele/Getty Images
Jogadores do Campeonato Inglês aderiram ao movimento Black Lives Matter, mas organização substituiu slogan por entender 'motivações políticas' Imagem: Michael Steele/Getty Images

Mitch Phillips

Da Reeuters, em São Paulo

11/09/2020 11h27Atualizada em 11/09/2020 14h06

O Campeonato Inglês, produto doméstico de TV mais popular do esporte mundial, começa no sábado com a decisão de substituir o logotipo "Black Lives Matter" — "Vidas Negras Importam", em tradução livre — nas camisetas dos jogadores por "No Room for Racism" — "Sem Espaço para o Racismo".

A mudança é um indicativo da posição delicada em que muitas equipes e organizações esportivas se encontram enquanto buscam mostrar apoio às vítimas e enviar uma mensagem antirracista.

Ao mesmo tempo, a organização teme uma reação daqueles que se opõem ao alinhamento com movimentos que alguns dizem ter objetivos políticos.

Quando o Campeonato Inglês foi retomado em junho, a visão de todos os 22 jogadores e árbitros ajoelhando-se no círculo central, com seus nomes substituídos por "Black Lives Matter" em suas camisas, foi uma mensagem de apoio na esteira de protestos contra a morte de George Floyd sob custódia policial nos Estados Unidos e em defesa das vidas negras, em maio.

Mas, nos meses seguintes aconteceu uma divisão: muitas pessoas se opuseram ao que consideraram os objetivos políticos do BLM, enquanto ainda afirmam a necessidade de protestar contra o racismo.

O presidente-executivo da Premier League, Richard Masters, disse recentemente a um comitê parlamentar britânico: "Estamos fazendo uma distinção clara entre uma causa moral e um movimento político."

Nos Estados Unidos

Ontem, nos Estados Unidos, a NFL reiniciou em meio a cenas polêmicas, com alguns torcedores zombando durante um momento de silêncio "dedicado à luta contínua pela igualdade em nosso país" antes do jogo do Kansas City Chiefs contra o Houston Texans.

Enquanto os jogadores texanos ficaram no vestiário para as apresentações de "Lift Every Voice And Sing" e "The Star-Spangled Banner", os Chiefs, atuais campeões do Super Bowl, permaneceram em campo durante os hinos. Um jogador, Alex Okafor, ajoelhou-se com o punho levantado.

O Miami Dolphins também anunciou que ficaria no vestiário durante os hinos para o jogo no domingo.