Topo

Liga das Nações 2020/21

Liga das Nações: Seleções podem perder jogos por causa da covid-19, diz Uefa

Competição terá suas primeiras rodadas entre 3 e 8 de setembro - Jarry S/Getty Images
Competição terá suas primeiras rodadas entre 3 e 8 de setembro Imagem: Jarry S/Getty Images

Da Reuters, em Berna (Suíça)

31/08/2020 16h11

A Uefa confirmou que as seleções participantes da Liga das Nações podem acabar perdendo partidas se não puderem comparecer devido a diagnósticos positivos de covid-19 de seus jogadores, ou um sorteio pode decidir um resultado.

A entidade que governa o futebol europeu disse que as partidas também poderiam ser apitadas por juízes sem neutralidade caso algum dos árbitros indicados originalmente tenha exame positivo.

Duas rodadas serão disputadas entre 3 e 8 de setembro, os primeiros confrontos oficiais de seleções na Europa desde o início do surto de coronavírus, e a Uefa admitiu que os preparativos estão avançando contra "um pano de fundo de dificuldades".

Todos os jogos devem ocorrer nos estádios agendados originalmente, exceto Moldova x Kosovo, que foi transferido para Parma, na Itália — mas neste caso porque Moldova não reconhece Kosovo como uma nação independente.

A Uefa disse que casos de exames positivos de covid-19 realizados antes das partidas podem fazer com que grupos de jogadores, dirigente ou seleções inteiras sejam postos em quarentena.

No caso de jogadores em quarentena, a Uefa disse que a partida acontecerá contanto que a seleção continue com 13 jogadores disponíveis, incluindo ao menos um goleiro.

Se uma seleção não tiver 13 atletas, a entidade disse que tentará remarcar a partida. Se isso não for possível, o comitê disciplinar decidirá o resultado e a seleção julgada responsável pelo adiamento perderá o jogo.

Se nenhuma ou as duas seleções forem consideradas responsáveis, o resultado será decidido por um sorteio, informou a Uefa.