Topo

Atalanta enfrenta PSG com sofrimento de Bérgamo na pandemia ainda vivo na mente

11/08/2020 15h19

(Reuters) - Com Juventus e Napoli eliminados na semana passada, um clube provinciano da região que esteve no centro do surto de Covid-19 na Itália vai liderar as esperanças italianas na fase final da Liga dos Campeões.

A Atalanta, da cidade de Bérgamo, que tem uma população de cerca de 120 mil habitantes, enfrenta o Paris Saint-Germain na quarta-feira, em partida que dá início ao mini-torneio em Lisboa.

Será um momento comovente. No auge do surto de coronavírus, os hospitais de Bérgamo ficaram lotados de pessoas infectadas e, com necrotérios incapazes de acompanhar, comboios de caminhões do Exército levando os mortos se tornaram um símbolo assustador da pandemia global.

"Vamos jogar com Bérgamo e por Bérgamo, isso nos dará mais força", disse o meio-campista Remo Freuler ao jornal Eco di Bergamo.

"Esta região sofreu muito, sabemos disso muito bem no elenco e isso nos dá uma motivação extra quando entramos em campo. Foi assim na Série A e será assim em Lisboa."

Em muitos aspectos, Atalanta e PSG são pólos opostos. A equipe italiana opera com um orçamento relativamente pequeno e o técnico Gian Piero Gasperini moldou um time de sucesso, extraindo o melhor de jogadores que não tinham conseguido atingir bom nível em outros clubes.

Todo o gasto com transferências para a temporada 2019-20 no clube foi de cerca de 57 milhões de euros, de acordo com o site especializado Transfermarkt.

Já o PSG fez altos investimentos nos últimos anos – apenas o brasileiro Neymar custou o valor recorde de 220 milhões de euros.

(Por Brian Homewood)