Topo

Maratona de Londres será restrita a corredores de elite em outubro

Maratona não contará com corredores amadores; competição atraía milhares de participantes - Getty Images
Maratona não contará com corredores amadores; competição atraía milhares de participantes Imagem: Getty Images

Mitch Phillips

Da Reuters, em Paris

06/08/2020 12h39Atualizada em 06/08/2020 13h53

A participação em massa na Maratona de Londres foi cancelada devido à covid-19. Mas uma corrida apenas de elite, em um circuito reduzido e com Eliud Kipchoge e Kenenisa Bekele, será realizada em 4 de outubro, disseram fontes.

Um anúncio oficial da direção da prova deve acontecer ainda hoje.

Deverá ser confirmada uma corrida apenas para a elite e que será realizada em um circuito de várias voltas e em torno de um parque central de Londres.

O acesso vai ser controlado para limitar o número de torcedores. A corrida será encabeçada pelos dois únicos homens que completaram uma maratona em menos de duas horas e dois minutos.

O atual campeão Kipchoge, que se tornou o primeiro a correr uma maratona em menos de duas horas em uma corrida não oficial em Viena em outubro passado, está em busca de um quinto título recorde em Londres.

Bekele, que tem três medalhas olímpicas e cinco medalhas de ouro em campeonatos mundiais nos 10.000 e 5.000 metros, marcou 2:01:41 em Berlim, também em outubro, ficando a dois segundos do recorde mundial de Kipchoge.

Expectativa de correr

A corrida normalmente atrai quase 40.000 corredores e arrecada milhões de libras para caridade.

Ela foi originalmente adiada de abril e as complicações contínuas causadas pela pandemia de coronavírus, além do risco potencial de infecção causado por centenas de milhares de torcedores no centro de Londres, deixou o evento impraticável.

As maratonas de Boston, Berlim, Nova York e Chicago foram todas canceladas.

Já a de Londres parecia se juntar a elas, mas o diretor Hugh Brasher estava se apegando à esperança de que a prova pudesse acontecer e já havia dito anteriormente que uma decisão final seria tomada até 7 de agosto.