Topo

Decisão da CAS sobre Manchester City é uma vergonha, diz Mourinho

14/07/2020 12h27

(Reuters) - A decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS) de anular a decisão da Uefa para que o Manchester City ficasse dois anos fora de competições europeias e, ao mesmo tempo, reduzir a multa imposta ao clube para 10 milhões de euros é uma vergonha, disse o técnico do Tottenham Hotspur, José Mourinho.

A Uefa determinou em fevereiro que o City cometeu violações graves dos regulamentos do Fair Play Financeiro (FFP) e não cooperou com a investigação, impondo uma suspensão de dois anos e multa de 30 milhões de euros.

No entanto, a CAS disse na segunda-feira que o City não violou as regras do FFP ao alegadamente disfarçar o financiamento de ações como patrocínio, e impôs uma multa reduzida por não cooperar com a entidade que controla o futebol europeu.

"De qualquer forma, é uma decisão vergonhosa, porque se o City não é culpado, não deve ser punido com a multa", disse Mourinho a repórteres em uma entrevista coletiva virtual antes do confronto de quarta-feira contra o 13º colocado Newcastle United.

"Se você não é culpado, não deve ser multado. Se eles são culpados, a decisão também é uma vergonha e eles deveriam ser banidos da competição. Não sei se o City é culpado ou não, mas de qualquer forma é uma decisão vergonhosa."

As regras do FFP da Uefa provavelmente sofrerão mudanças após decisão da CAS, e Mourinho disse que o sistema precisa ser revisado para continuar a cumprir seu objetivo, que é o de impedir que clubes sofram grandes perdas com gastos com jogadores.

"Acho que esse será o fim do Fair Play Financeiro, porque não faz sentido", disse Mourinho. "Gostaria de vê-lo usado de maneira adequada. Neste momento, estamos falando sobre o Man City, mas no passado outros clubes estavam em uma situação semelhante."

"Acho melhor abrir a porta do circo e deixar todo mundo aproveitar", acrescentou.

(Reportagem de Arvind Sriram em Bengaluru)