Topo

Barcelona

Empreiteiras espanholas disputam contrato de reforma do estádio do Barça

Camp Nou, em Barcelona - German Parga/FCBarcelona
Camp Nou, em Barcelona Imagem: German Parga/FCBarcelona

Clara-Laeila Laudette e Richard Martin

Madri (Espanha)

08/07/2020 16h31

Quatro das maiores empreiteiras espanholas estão disputando um contrato de reforma do estádio Camp Nou, do Barcelona, e fizeram propostas preliminares na semana passada, disseram cinco fontes a par do assunto nesta quarta-feira.

As gigantes das obras de infraestrutura Ferrovial, Sacyr, FCC e Acciona fizeram parcerias com empresas locais para se candidatarem ao projeto batizado de "Espai Barca", ou "Espaço do Barça", segundo as fontes.

Uma fonte do setor da construção disse que o projeto vale aproximadamente 300 milhões de euros.

As quatro empreiteiras e o Barcelona não quiseram comentar.

O time dono de 26 títulos da liga espanhola vem tentando atualizar o Camp Nou há cerca de duas décadas, e o presidente Josep-Maria Bartomeu está levando a ideia adiante apesar das finanças frágeis do clube e da pandemia de Covid-19.

Os quatro concorrentes apresentaram seus planos na sexta-feira, e uma decisão sobre o vencedor deve sair até ao final do ano, disse uma das fontes, acrescentando que as obras devem começar em maio de 2021.

Estas incluirão aumentar a capacidade do estádio para pouco mais de 105 mil espectadores, mais do que os pouco mais de 99 mil lugares atuais, além da instalação de um teto e de uma renovação dos arredores, disse outra das fontes.

Separadamente, o clube está procurando um patrocinador para o estádio, mas até agora teve pouco sucesso na esteira de uma primavera caótica durante a qual seus diretores renunciaram e os salários dos jogadores foram cortados em reação à crise de saúde.

Barcelona