Tribunal rejeita ação do Santos contra Barcelona sobre transferência de Neymar
Por Richard Martin
BARCELONA (Reuters) - O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) rejeitou o processo do Santos contra o Barcelona relacionado à contratação de Neymar em 2013, informou o time espanhol em um comunicado nesta terça-feira.
Em 2015, o Santos apresentou uma queixa à Fifa pedindo 61.295.000 euros de indenização e danos depois de o Barça fazer um pagamento ao pai de Neymar e à empresa familiar N&N antes de comprar o meia-atacante brasileiro por um valor inicial de 57 milhões de euros.
"O CAS determinou que o contrato entre o Santos e Neymar foi encerrado de comum acordo e que o Barcelona não desconsiderou o acordo de transferência quando pagou taxas adicionais ao pai do jogador e à firma N&N", disse o clube espanhol.
"O Barcelona não incorreu em nenhuma conduta fraudulenta quando assinou um acordo de pré-transferência com Neymar nem quando assinou a transferência com o Santos".
O comunicado acrescentou que o CAS ordenou aos Santos que pague as despesas legais equivalentes a cerca de 21 mil dólares do Barça.
A mudança de Neymar de seu time de infância para o Barcelona foi cercada de problemas legais, o que levou a Alta Corte da Espanha a iniciar uma investigação de fraude e corrupção do jogador, que negou qualquer irregularidade, por causa do valor de sua transferência.
A investigação também levou o então presidente do time, Sandro Rosell, que mediou o negócio, a renunciar em 2014.
Acreditava-se que o Barcelona faria outra oferta pelo jogador, atualmente no Paris St Germain, neste verão, mas seu presidente, Josep Maria Bartomeu, disse que isso é improvável devido ao impacto financeiro da pandemia de Covid-19.
((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702)) REUTERS AC
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.