Topo

Papa Francisco envia carta a Zanardi após acidente: 'lição de humanidade'

Papa Francisco enviou carta ao ex-piloto Alex Zanardi, que sofreu acidente - Remo Casilli/Reuters
Papa Francisco enviou carta ao ex-piloto Alex Zanardi, que sofreu acidente Imagem: Remo Casilli/Reuters

24/06/2020 10h40

O papa Francisco escreveu ao ex-piloto de Fórmula 1 e campeão paralímpico Alex Zanardi, que está em tratamento intensivo após sofrer lesões graves na cabeça em um acidente numa prova de bicicleta de mão na sexta-feira, dizendo que sua vida é uma "lição de humanidade".

Em uma carta manuscrita publicada pelo jornal Gazzetta dello Sport, o papa Francisco disse que o homem de 53 anos, que passou a andar de handbike depois de perder as duas pernas em um acidente da Champ Car na Alemanha em 2001, é um exemplo de como viver a vida ao máximo.

Zanardi é uma figura inspiradora no mundo do automobilismo e dos esportes paralímpicos, um competidor imensamente popular e positivo que se recuperou com sorriso de lesões que mudaram sua vida.

Ele ganhou um total de quatro medalhas de ouro paralímpicas, duas em Londres 2012 e duas na Rio 2016.

"Caro Alessandro, sua história é um exemplo de como recomeçar após uma parada inesperada", diz a carta. "Através do esporte, você nos ensinou a viver a vida ao máximo, tornando a deficiência uma lição de humanidade.?

"Obrigado por dar força àqueles que a perderam. Neste momento doloroso, estou perto de você, rezo por você e sua família."

Zanardi está sendo tratado no hospital Santa Maria alle Scotte, em Siena. O boletim mais recente do hospital na terça-feira informava que sua condição continuava grave, mas estável.