PUBLICIDADE
Topo

Italiano 2019/2020

Regras de quarentena deixam Campeonato Italiano em risco

Campeonato Italiano, onde atua Cristiano Ronaldo, terá que conviver com regras para recomeçar - MASSIMO PINCA
Campeonato Italiano, onde atua Cristiano Ronaldo, terá que conviver com regras para recomeçar Imagem: MASSIMO PINCA

05/06/2020 12h13

A lista de jogos está pronta e a data de reinício está confirmada, mas a Federação Italiana de Futebol (FIGC) ainda está preocupada que a temporada do Campeonato Italiano não termine devido às regras de quarentena de jogadores infectados com covid-19.

Na maioria dos países onde o futebol foi reiniciado, como na Alemanha, a regra geral é que, quando um jogador testa positivo para o coronavírus, ele precisa ficar em quarentena, mas seus companheiros de equipe podem continuar treinando e jogando, desde que com resultados negativos.

No entanto, na Itália, onde a Série A deve ser retomada em 20 de junho, a regra do governo é que todo o elenco fique em quarentena por 14 dias.

"Isso está criando ansiedade para todo o movimento do futebol", disse o presidente da FIGC, Gabriele Gravina, acrescentando que pediu ao ministro do esporte, Vincenzo Spadafora, que reconsidere a regra se o número de novos casos na Itália continuar diminuindo.

"Existem regras claras que permitem continuar a atividade, isolando (apenas) um atleta ou um funcionário", acrescentou, referindo-se ao Campeonato Alemão.

A lista de jogos da Série A tem equipes jogando duas partidas por semana, de 20 de junho a 2 de agosto, para completar a temporada, mas isso pode ser desarranjado se uma equipe tiver que ficar em quarentena por 14 dias. Se vários clubes estiverem em quarentena, seria impossível terminar a temporada.