Topo

Clubes do Campeonato Inglês votam por retorno ao treinamento de contato

27/05/2020 11h23

Por Martyn Herman

LONDRES (Reuters) - Os clubes de futebol da Premier League votaram nesta quarta-feira por unanimidade para retornar aos treinamentos de contato, deixando a primeira divisão inglesa mais perto de uma retomada dos jogos após paralisação causada pela pandemia de coronavírus.

De acordo com comunicado divulgado depois de uma reunião com todos os 20 clubes, "os times agora podem treinar como um grupo e se envolver em disputas, minimizando qualquer contato próximo desnecessário”.

"A prioridade da Premier League é a saúde e o bem-estar de todos os participantes."

O fracasso em retomar a temporada pode custar à liga cerca de 750 milhões de libras (921,75 milhões de dólares) em receita perdida de emissoras, segundo estimativas da mídia britânica.

Na semana passada, os clubes começaram a primeira fase do 'projeto retomada,' após concordarem em retornar ao treinamento em pequenos grupos, sob estritas limitações e sem contato.

O anúncio de que a Fase Dois pode começar segue 1.744 testes em jogadores e funcionários contra o coronavírus, que produziram oito resultados positivos, incluindo o defensor do Watford Adrian Mariappa e o goleiro do Bournemouth Aaron Ramsdale.

Uma terceira rodada de testes ocorreu na segunda e terça-feira, ainda sem a divulgação dos resultados.

Nenhuma partida foi disputada na Premier League desde março, quando a pandemia de coronavírus interrompeu o esporte mundial.

No entanto, a votação de quarta-feira é um grande passo para a liga completar os 92 jogos restantes.

Na quinta-feira, os acionistas da Premier League discutirão os aspectos comerciais do retorno, incluindo um possível desconto na transmissão e o que fazer se a temporada for reduzida.

A Fase Dois permite que até 10 jogadores trabalhem juntos e aliviará as restrições de tempo nas sessões de treino e permitirá que os jogadores se aproximem.

A terceira fase seria uma mudança para uma forma mais tradicional de treinamento na preparação para os jogos reais.

A liga tinha sinalizado 12 de junho como uma possível data de início, mas agora parece provável que seja no final do mês.

As partidas serão realizadas sem torcida.