Topo

Fórmula E: Audi suspende piloto Daniel Abt por trapacear em corrida virtual

Piloto da Audi pela Fórmula E Daniel Abt no ePrix de Nova Iorque (EUA), em 2019 - John Lamparski/Getty Images
Piloto da Audi pela Fórmula E Daniel Abt no ePrix de Nova Iorque (EUA), em 2019 Imagem: John Lamparski/Getty Images

Alan Baldwin

Da Reuters, em Londres

26/05/2020 13h28

A Audi suspendeu hoje o piloto da Fórmula E Daniel Abt depois que o alemão trapaceou em uma corrida oficial de e-sports ao ser substituído por um jogador profissional.

No fim de semana, Abt pediu desculpas pela fraude na quinta rodada de sábado da série "Race at Home Challenge" - "Desafio Corrida em Casa", em inglês.

"Não levei isso tão a sério como deveria", disse Abt. "Estou ciente de que minha transgressão tem um sabor amargo, mas não foi realizada com uma intenção ruim."

Desqualificado e condenado a pagar 10 mil euros para instituições de caridade, o atleta de 27 anos corre o risco de perder seu assento no mundo real.

"Integridade, transparência e conformidade consistente com as regras aplicáveis e são as principais prioridades da Audi, isso se aplica a todas as atividades em que a marca está envolvida, sem exceção", afirmou a empresa automobilística em comunicado.

"Por esse motivo, a Audi Sport decidiu suspender Daniel Abt com efeito imediato."

A punição, desencadeada por violação em uma série virtual projetada para proporcionar entretenimento na ausência de corridas reais devido à pandemia do novo coronavírus, foi vista como uma reação exagerada por alguns dos rivais de Abt.

O líder do campeonato da Fórmula E, António Félix da Costa, teme que o esporte esteja perdendo de vista o que importa.

"Aceitamos trapaças? Não, mas quem nunca trapaceou no Monopoly [jogo de tabuleiro]? Vamos colocar as coisas em perspectiva, por favor", disse o português no Twitter.